Stellantis dá sinais sobre seu primeiro 'carro chinês' a chegar ao Brasil
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A Stellantis começará a operação da Leapmotor no Brasil com estreia para o terceiro trimestre do ano, como apurou a coluna. A princípio serão os carros importados, e o C10 estava na apresentação do chefe do grupo no Brasil, Emanuele Cappellano.
A empresa já escolheu os concessionários que representarão a estreante chinesa - fazem parte de outras marcas do grupo, mas boa parte trabalha com a concorrente BYD.
A largada da Leapmotor está prevista para ocorrer entre agosto e outubro, com o ingresso da linha de híbridos. O C10, por exemplo, vai estrear desse jeito. A princípio seria uma marca que traria apenas elétricos, mas a proposta se tornou outra.
Os grupos definidos para representar a nova chinesa formam um pelotão inicial de 50 lojas cobrindo capitais e cidades do interior. A operação começará com dois a três modelos importados. A princípio, Cappellano não tratou do tema da fabricação local, mas o caminho leva a crer que isso se tornará possível.
Na mira direta da concorrência com a BYD, Leapmotor tem dois carros mais baratos previstos para serem lançados, o T03 e C10, além do crossover C11 - modelo mais elegante do trio de lançamento. O carro foi visualmente apresentado aos revendedores presentes e completa esse tripé de estreia.
Com design minimalista, o elétrico T03 tem alcance de 265 km no ciclo WLTP (no do Inmetro os valores serão menores). No Brasil, porém, deve virar híbrido. Com relação ao tamanho, tem 3,62 m de comprimento, 1,57 m de altura, 1,65 m de largura e 2,40 m de entre-eixos. As dimensões são próximas de um Renault Kwid.
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No site da Leapmotor, o T03 aparece com sistemas de assistência à condução, como ACC, assistente de manutenção em faixa e mais. O compacto conta com três modos de condução e o motor tem 70 kW de potência (cerca de 94 cv).
Já o Leapmotor C10 é o primeiro produto global da marca, construído de acordo com padrões globais de design e segurança. O híbrido é baseado na arquitetura de tecnologia LEAP3, desenvolvida pela própria montadora. Oferece central eletrônica integrada e arquitetura elétrica, tecnologia cell-to-chassis (CTC) e cockpit inteligente.
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Ele é um veículo do segmento D totalmente equipado e centrado na família, com a melhor experiência de mobilidade e condução do segmento premium. O elétrico com autonomia WLTP de 420 km e classificação E-NCAP de cinco estrelas.
Nas dimensões, tem 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. As dimensões são próximas as de um Volkswagen Tiguan, a efeito de comparação.
América do Sul
A Stellantis, no fim de 2025 ou no começo do ano seguinte, fará a estreia de mais um produto: o Jeep Avenger, fabricado no Rio de Janeiro na planta de Porto Real - como antecipou UOL Carros. O novo híbrido não é feito na plataforma small wide (de Renegade, Compass e Commander), mas sim na arquitetura CMP.
Quanto ao polo de Goiana, que completa 10 anos, Emanuele Cappellano, falou dos 10 anos do complexo e da renovação que acontece por lá. "Todas as nossas plantas estão trabalhando em eletrificação, hibridização", disse o executivo. Traduzimos aqui que virão pela frente produtos híbridos, assim como o novo Compass e a partir do ano que vem a renovação da Fiat Toro.
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