Coronavírus: 4 dicas para higienizar seu carro e reduzir risco de doenças
Pouca gente imagina que o interior de um veículo pode estar mais contaminado por vírus e bactérias do que notas de dinheiro, corrimões e até banheiros públicos.
Para ajudar a evitar que o carro seja um facilitador para a propagação de doenças como COVID-19, o nome do novo coronavírus, aqui estão 4 dicas importantes para você fechar a porta dessa ameaça.
1. Álcool em gel nas mãos. No carro, não!
O álcool possui um incontestável poder bactericida, mas não é indicado para o uso na limpeza do carro. A química pode levar a corrosão e esbranquiçamento de tecidos e peças plásticas que compõem o acabamento interno dos veículos.
Use apenas sabão neutro e um pano de microfibra, de preferência. Lembre-se de carregar sempre com você os dois itens e manter o pano lavado dentro do carro.
2. Filtro de ar mais em dia do que nunca
As partículas de poeira podem ajudar a carregar os temidos vírus para dentro do carro e as chamadas partículas suspensas, a que os olhos não enxergam, são ainda mais perigosas para esse processo de transporte indesejado.
O filtro do ar-condicionado funciona como um escudo para esse risco, segurando essas partículas, por isso precisa estar em dia. Nesses períodos críticos a recomendação é fazer a troca a cada seis meses.
3. Ar quente no calor, sim senhores
Vírus e bactérias gostam de lugares fechados, de preferência escuros e úmidos. Esse é o ambiente ideal para eles se proliferarem. Então, cinco minutos antes de chegar em casa, desligue o ar-condicionado e ligue o ar quente na ventilação máxima para ajudar a secar os dutos.
Janela aberta ajuda o motorista a controlar sua própria temperatura e na troca do ar no interior do carro. Quanto mais novo, melhor!
4. Carro mais limpo do que nunca
Restos de comida também podem ajudar no transporte de vírus para o interior do veículo, por isso evite comer dentro dele e bata os tapetes regularmente para eliminar a sujeira que carregamos para dentro na sola dos sapatos.
Para modelos com mais tempo de uso, vale investir em uma higienização dos assentos e do teto, que também é revestido em tecido e concentra esses organismos.
Para pessoas com problemas respiratórios ou mais preocupadas com a contaminação, uma dica é recorrer também ao procedimento chamado Oxi-Sanitização automotiva. É um método que nasceu para descontaminação de ambientes hospitalares e se baseia na utilização do ozônio para eliminar odores, bactérias, vírus e fungos em geral.
Essas dicas ajudam a evitar ou agravar doenças respiratórias com ou sem epidemias, então que a necessidade de mudança imediata vire um novo hábito. Nossa saúde agradece o ano todo!
Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.