Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Ode aos V8, Mopar Nationals abre hoje com "Dojões" e astro de "Carros"
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
(ÁGUAS DE LINDÓIA) - O Mopar Nationals Brasil começa hoje (27) e vai até domingo (29), marcando o retorno (por ora ainda tímido) dos grandes encontros de carros antigos, atropelados pela pandemia da covid-19 desde o ano passado.
Realizado em Águas de Lindóia, cidade do interior paulista tradicional por receber eventos do tipo, espera reunir 300 carros das marcas Chrysler, Dodge, Plymoyth, Desoto, Imperial, Fargo, Ram e Jeep - nascida em 1937 como linha de aditivos anticongelantes para radiadores, a Mopar se destacou nos anos 1960 incrementando o desempenho dos muscle cars e se tornou o braço de acessórios e pós-venda da Fiat Chrysler Automobiles, hoje unida à PSA Peugeot Citroën no conglomerado Stellantis.
Inspirado no homônimo norte-americano, dez vezes maior, o evento brasileiro é organizado pelo Chrysler Clube do Brasil teve sua primeira edição em 2004 e hoje está na 17ª reunião. Nesta, as estrelas do evento serão um Dodge Hemi Challenger 1970 e um Plymouth Road-Runner Superbird 1970, tidos como únicos no Brasil - do segundo há notícia de apenas mais um, atualmente em processo de restauro.
Um dos modelos mais emblemáticos entre os muscle cars, o Superbird nasceu nas pistas da NASCAR para trazer de volta à Plymouth (uma antiga marca da Chrysler) o piloto Richard Petty, que com 200 vitórias na categoria no currículo mereceu o apelido de "The King" - cujo carro de corrida acabou virando personagem de Carros (2006), dublado pelo próprio Petty.
Outro destaque será dado aos 50 anos do lançamento da linha Dodge cupê, criada para o ano/modelo 1971 e composta por Dart, Charger e Charger R/T. Segundo os organizadores do Mopaar Nationals, pela primeira se juntarão modelos R/T nas quatro cores do catálogo inicial - Amarelo Boreal, Cinza Bariloche, Verde Tropical e Vermelho Xavante.
Espera-se ainda uma considerável concentração de Dakotas, a picape da Dodge produzida no Brasil que, em 2001, saiu de linha. E também a presença de versões apimentadas do Challenger atual, como SRT e Hellcat.
A visitação é gratuita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.