Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Abandonada no padrão Mercosul, "placa preta" pode voltar; entenda
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
(SÃO PAULO) - Quando se instituiu a Placa Mercosul, colecionadores de veículos clássicos perderam seu grande troféu: a placa preta. Isso porque, no novo esquema de registro, aquelas direcionadas a exemplares de coleção adotaram visual bem diferente, com fundo branco e letras prateadas.
"Quando tiver que instalar em algum carro, não vou mais fazer questão de ter a placa de coleção, visto que o novo modelo não é nada atrativo e perdeu o charme, pois a única diferença está nas letras cinzas, praticamente imperceptíveis", reclamou um colecionador à época.
"Perdeu totalmente a graça. A placa é facilmente confundida com a placa de carro normal. Na minha opinião, deveria ter ou uma tarja preta ou escrito 'carro de coleção' ou simplesmente 'coleção'", alegou outro.
Pois a placa preta pode voltar, segundo comunicado emitido pela entidade máxima do antigomobilismo nacional:
"Desde a apresentação do novo modelo de placas para a região do Mercosul, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) vem trabalhando ao protocolar ofícios, levar pleitos e mobilizar sua comunidade com o intuito de mostrar às autoridades de trânsito nacionais o nosso desagrado com a configuração de cores escolhida para o veículo de coleção, alterando as características que consagraram a identificação da tradicional Placa Preta.
Hoje, após anos de luta, com o poder representativo construído junto ao Poder Público, além do importante apoio do Detran-PR, demos um importante passo no caminho do retorno da placa de coleção como sempre a conhecemos: fundo preto, letras brancas.
A Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) abriu consulta pública no portal Participa + Brasil para perguntar à população qual o modelo de placas de veículos de coleção a sociedade prefere e é fundamental a participação de cada antigomobilista deixando sua opinião. Quanto maior a participação, mais forte se torna nossa reivindicação".
Para votar, deve-se acessar o portal Participa + Brasil e no final da página clicar em "Acessar" para registrar seu voto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.