Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Renault e Citroën apresentam híbridos e elétricos em salão de clássicos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
(SÃO PAULO) - Doze exemplares do icônico 5 - desde o espartano L, passando pelo diabólico Turbo até o chique Supercinq Baccara - dominam o espaço da Renault no Retromobile, um dos maiores eventos de veículos clássicos do mundo, em Paris.
É a comemoração dos 50 anos da aposta da marca francesa no então emergente segmento conhecido por Supermini: modelos maiores do que um compacto urbano, porém menores do que um pequeno carro de família.
Destacado em meio à trajetória do clássico modelo está o 5 Prototype, maior símbolo da "Renaulution", o plano de reestruturação da Renault que prevê 14 novos modelos, sete deles elétricos, até 2025. "O novo R5 é a Nouvelle Vague: está fortemente conectado à sua história, mas é o futuro, tornando os carros elétricos populares", atestou Luca De Meo, CEO do Grupo Renault.
O 5 era um carro descolado, com sua traseira inclinada, cores vibrantes e interior peculiar, com a alavanca de câmbio saindo do painel, o que ampliava o espaço interno. Versões de entrada e intermediárias recebiam motores de 845 cc, 1,1, 1,2 ou 1,3 litro.
Ao esportivo Alpine era destinado um 1.4 de 90 cv. Foi um dos primeiros hot hatches, mas nada comparado ao que viria em 1980: mantendo apenas o visual original, o 5 Turbo tinha motor central, tração traseira e a mente focada no Grupo 4 do World Rally Championship.
É a primeira vez que o público vê de perto o Renault 5 Prototype, que começa a ser vendido apenas em 2024.
A poucos metros do estande da Renault, o Retromobile também serve de palco para a estreia não virtual do Citroën C5 X.
Combinando um motor a gasolina 1.6 turbo de 180 cv com um elétrico de 109 cv, chega a 225 cv, acelerando até os 100 km/h em 9 segundos, de acordo com a empresa. A autonomia do propulsor elétrico é de 50 km. Trata-se de uma estilosa perua que retoma o nome C5 para se colocar no topo da hierarquia da Citroën.
No salão de clássicos a Citroën também apresenta o My AMI Buggy Concept, que a marca chama de "Méhari dos tempos modernos". Microcarro com propulsão elétrica, teve as portas substituídas por uma lona transparente à prova de água.
CX 5 e My AMI Buggy Concept estão cercados pela história da Citroën. Apresentado sob a Torre Eiffel em 23 de setembro de 1982, um BX comemora seus 40 anos no evento, ao lado de um Rosalie, um Traction Avant, um CX 2000 Pallas, um Méhari e um raríssimo 2 CV Sahara Méhari - todos ícones clássicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.