Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Lamborghini Miura bate Ferrari F40 como melhor clássico do mundo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
(SÃO PAULO) - Embora não seja o mais raro, o mais valioso, o mais potente ou o mais representativo de uma época, o Lamborghini Miura foi eleito pelo site Confused o melhor clássico de todos os tempos.
No algoritmo do site, o esportivo italiano obteve nota 8,58 - batendo rivais mais caros e famosos, como Ferrari F40 (8,51) e Ferrari 250 GTO (7,89) - por reunir altos índices de raridade, valorização, e popularidade: foram apenas 764 unidades produzidas, salto de 100% no preço em três anos (chegando ao patamar atual de US$ 1,85 milhão) e 1,46 milhão de buscas no Google.
Lançado no Salão de Genebra de 1966, foi o primeiro projeto de Marcello Gandini - que mais enriqueceria o currículo com Lamborghini Countach, Lancia Stratos, BMW Série 5, Citroën BX, Maserati Quattoporte, entre outros - para o estúdio Bertone.
O enorme V12 de 3,9 litros e 370 cv era instalado de forma perpendicular ao eixo traseiro. Em 1971, o Miura P400 SV chegava com 385 cv, rodas traseiras maiores, suspensão reforçada e velocidade máxima de 280 km/h, um assombro para a época.
Curiosidade: um protótipo conversível fora construído, mas obviamente nunca fabricado em série. Consta que tal peça única pertence a um colecionador francês atualmente.
A lista de celebridades que se tornaram proprietárias de um Miura é extensa: Frank Sinatra, Nicolas Cage, Miles Davis e, talvez o mais famoso, Rod Stewart.
O último Miura SV foi entregue em 15 de janeiro de 1973.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.