Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
ZR-V: Honda exibe SUV que virá ao Brasil para enfrentar o Corolla Cross
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Durante o ano de 2022, os clientes fiéis da Honda tiveram poucas opções de carros novos no showroom. Durante alguns meses, até o lançamento do HR-V em agosto, apenas City hatch e sedan estavam à venda. Mas o ano que vem promete ser diferente, com várias novidades a caminho do Brasil. Entre elas está um concorrente para o Toyota Corolla Cross, best-seller da concorrência.
Durante o Salão de Los Angeles, que abriu as portas na última quinta-feira (17) na Califórnia (EUA), o estande da Honda foi um dos mais interessantes para os brasileiros. A atração mais "quente", certamente, é o ZR-V, chamado de HR-V no mercado americano. Trata-se de um SUV médio que será vendido no Brasil a partir de 2023, posicionado acima no nosso HR-V - que é compacto - e um concorrente direto para o Toyota.
O modelo apresentado é equipado com motor 2 litros aspirado que entrega 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. Não se sabe ainda se esse será o conjunto usado no Brasil ou se a marca japonesa apostará no 1.5 Turbo Flex, que rende 182 cv e 24,5 kgfm. O câmbio é CVT. Na versão americana, há freio a disco nas quatro rodas, suspensão dianteira MacPherson e traseira multilink.
Nos EUA, o SUV médio tem preço sugerido de 25.650 dólares, sem impostos e frete, cerca de R$ 137 mil em conversão direta. No Brasil, o preço deve ser parecido com o do Corolla Cross, ou seja, a partir de R$ 157 mil. A lista de equipamentos pode ser generosa, com oferta do pacote de tecnologias semiautônomas Honda Sensing.
CR-V híbrido brigará com RAV4
Honda e Toyota disputam mercado em todo mundo. No Brasil, a rivalidade também é acentuada. Para concorrer com o RAV4, a japonesa trará o CR-V Hybrid 2023. De cara, o design chama atenção, bem mais harmônico do que a última geração que circulou pelo país.
Um motor elétrico é associado a um 2.0 a gasolina, juntos, entregam 207 cv de potência e 34 kgfm de torque. Uma característica destacada na coletiva é que ele é capaz de rebocar até 453 kg - tema importante para o mercado americano.
Nos EUA, o carro tem 10 airbags e é equipado com o pacote de tecnologias semiautônomas Honda Sensing. Na versão Touring, ainda há conectividade com a Alexa e Wi-Fi a bordo.
Civic Type R a caminho do Brasil
Os puristas podem comemorar: o Brasil terá novas opções de hot hatch. Além do Corolla GR, virá para o mercado brasileiro o Civic Type R, equipado com motor 2.0 turbo de 319 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, associado a uma transmissão manual de seis marchas.
No mercado americano, a novidade é vendida por 42.895 dólares, o equivalente a cerca de R$ 230 mil. Em relação à versão anterior, a Honda promete maior rigidez na estrutura da carroceria e componentes da suspensão que aprimoram as curvas.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
* Viajou a convite da Porsche
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.