Topo

Paula Gama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolt EUV: conhecemos o SUV compacto que será o 2º elétrico da GM no Brasil

Chevrolet Bolt EUV entrega 200cv e 36,7 kgf/m de torque - Paula Gama
Chevrolet Bolt EUV entrega 200cv e 36,7 kgf/m de torque Imagem: Paula Gama

Colunista do UOL*

19/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para cumprir a promessa de ter uma linha completa de carros elétricos no Brasil, a Chevrolet prometeu lançar o Bolt EUV e o Equinox EV nos próximos anos. Tudo indica que o primeiro a chegar será a versão SUV do Bolt, construída sobre a mesma plataforma do hatch que já está à venda por aqui. A novidade foi uma das atrações da marca no Salão de Los Angeles, na Califórnia (EUA), que abriu as portas na quinta-feira (17).

O Bolt EUV, naturalmente, é maior do que o irmão hatch, mas ainda é considerado compacto. Tem 4,30 metros de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,61 m de altura e 1,77 m de altura. Já o porta-malas tem capacidade para 462 litros. Já o motor, acomodado no eixo dianteiro, entrega 200 cv e 36,7 kgfm de torque.

Com esse conjunto, é capaz de sair da imobilidade até os 100 km/h em 7,3 segundos. Essa arrancada é um dos méritos de uma característica única dos carros elétricos: o torque é entregue imediatamente, sem a necessidade de subir os giros do motor. O câmbio é automático.

Ainda sem preço confirmado, o Bolt SUV, é claro, vai custar mais do que o hatch, que parte de R$ 329 mil, e chegará em 2023. O modelo tem autonomia para rodar 380 km com uma recarga e há equipamentos como assistências de condução semiautônomas, como alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa.

O SUV tem autonomia para rodar 380 km com uma recarga - Divulgação/Chevrolet - Divulgação/Chevrolet
O SUV tem autonomia para rodar 380 km com uma recarga
Imagem: Divulgação/Chevrolet

Mais elétricos

A GM confirmou que, com sua visão de um futuro com "Zero acidente, Zero emissão e Zero congestionamento", tem o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040. Como parte deste plano global, a empresa está investindo US$ 35 bilhões no desenvolvimento de 30 veículos elétricos e autônomos até 2025.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Viajou a convite da Porsche