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Paula Gama

REPORTAGEM

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Grand Cherokee híbrido: conhecemos o novo SUV da Jeep virá ao Brasil

Jeep Grand Cherokee 4xe tem potência total combinada de 385 cv e o torque chega a 62,2 kgfm - Paula Gama
Jeep Grand Cherokee 4xe tem potência total combinada de 385 cv e o torque chega a 62,2 kgfm Imagem: Paula Gama

Colunista do UOL*

21/11/2022 04h00

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A tendência de SUVs híbridos cresce em todo o mundo. Os modelos unem o melhor do mundo elétrico, que é a economia de combustível e redução da emissão de poluentes, com a autonomia dos carros a combustão. Para reforçar o seu portfólio, protagonizado pelo Compass 4xe, a Jeep confirmou o Grand Cherokee híbrido plug-in, ainda sem data para lançamento e exibido no Salão de Los Angeles.

O Cherokee 4xe 2023 é mais um passo da Stellantis em direção ao seu objetivo de reduzir sua pegada de carbono global em 50% até 2030, e de liderar o setor de transporte ao atingir a marca de "carbono zero" até 2038.

O SUV combina um motor turboalimentado de quatro cilindros 2.0 litros com dois motores elétricos, uma bateria de alta voltagem e uma transmissão automática de oito marchas. A potência total combinada do sistema é de 385 cv e o torque chega a 62,2 kgfm. Com esse conjunto, é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.

O modelo tem 48 quilômetros de autonomia no modo puramente elétrico, que pode chegar a 51 km na cidade, graças ao freio regenerativo - distância que pode ser suficiente para alguns proprietários irem de casa para o trabalho diariamente, por exemplo.

A capacidade off-road também é destaque no veículo: tem 27,5 cm de distância em relação ao solo e 61 cm de capacidade de passagem pela água. O Grand Cherokee 4xe vem de fábrica com o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain 4x4 que oferece cinco modos de terrenos disponíveis (Auto, Sport, Rock, Snow, Mud/Sand) para fornecer calibrações otimizadas para diferentes cenários de direção.

Equipamentos

Grand Cherokee 4xe - Divulgação/Stellantis - Divulgação/Stellantis
Grand Cherokee 4xe
Imagem: Divulgação/Stellantis

O Grand Cherokee híbrido aposta em sofisticação com bancos dianteiros ventilados, base de carregamento sem fio, sistema de áudio Alpine de nove alto-falantes e central multimídia de 10,1 polegadas que conecta sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.Também há assistente de estacionamento dianteiro/traseiro, limpadores de para-brisa com sensor de chuva, espelho retrovisor digital e sistema de câmera com visão 360 graus.

Segundo uma fonte de UOL Carros, a versão escolhida para o Brasil é a Summit, uma das mais equipadas, que custa 73 mil dólares nos Estados Unidos, perto de R$ 390 mil em conversão direta. No entanto, como o Compass 4xe foi lançado por R$ 350 mil, é possível que o Grand Cherokee beire os R$ 500 mil em nosso mercado, onde disputará com Volvo XC90, Land Rover Discovery e Defender, Range Rover Sport, BMW X5 e Mercedes GLE.

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* Viajou a convite da Porsche