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Paula Gama

REPORTAGEM

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Cadê o Uber? Por que motoristas de app voltaram a cancelar tantas corridas

Colunista do UOL

24/11/2022 04h00

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Quem é usuário frequente de aplicativos de transporte, como Uber e 99, deve lembrar com pesar da onda de cancelamentos em massa e demora para conseguir uma corrida meses atrás. Há algum tempo, o cenário parecia estável, mas clientes voltam a reclamar do mesmo problema: afinal, por que os motoristas de aplicativo voltaram a cancelar e até mesmo recusar tantas corridas?

A publicitária Natália Nascimento, que passou por momentos de dificuldade no início do ano, se vê assombrada novamente. "Não dirijo, por isso, uso carro de aplicativo todos os dias para trabalhar. No início do ano, era impossível conseguir corridas, principalmente as mais curtas. Me via pedindo carona aos colegas. Nas últimas semanas, o mesmo está acontecendo: a espera está cada vez mais longa e os cancelamentos mais comuns. Estou recorrendo a novos aplicativos ou a táxis", reclama.

De acordo com Eduardo Lima de Souza, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo (Amasp), a razão da dificuldade de conseguir corridas é uma só: aumento do preço do combustível. Desde o início de outubro, quando a gasolina teve o primeiro aumento em meses, o combustível já passou por seis ajustes. Atualmente, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, o preço médio no país é de R$ 5,05, mas já há postos cobrando até R$ 6,99.

"Antes dos aumentos, por dia, eu gastava entre R$ 100 e R$ 110 de gasolina por dia, com o aumento, passei a gastar R$ 140. Multiplicando essa diferença pelos dias do mês, o valor a mais é um absurdo, e as tarifas não estão subindo junto com o combustível. Isso significa que os motoristas estão escolhendo melhor as corridas, optando por passageiros que estejam mais perto e com um preço razoável em relação à quilometragem", explica.

Segundo o presidente da associação, essa é a principal razão da demora em conseguir corridas, mas também justifica os cancelamentos. "Atualmente os aplicativos mostram o destino e o valor da corrida antes de aceitarmos. Mas muitas vezes essas informações aparecem enquanto ainda estamos com o cliente no carro. Aceitamos [a corrida] e depois paramos para analisar. Se não vale a pena, o jeito é cancelar."

Uber diz que demanda por carros aumentou

Para a Uber, a explicação para o cenário é que o aumento da demanda dos usuários não foi acompanhada pelo aumento dos motoristas, mesmo que o quadro de profissionais também tenha crescido nos últimos meses.

"Com a pandemia, pessoas que antes não usavam a Uber no dia a dia passaram a optar pelo app com mais frequência. Nesse cenário de demanda crescente por viagens, os usuários estão tendo que esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há momentos em que há mais solicitações do que motoristas parceiros disponíveis para atendê-las", argumentou a empresa, por meio de nota.

Sobre os cancelamentos, a Uber disse que os motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgam necessário.

"Cancelamentos excessivos, porém, representam abuso do recurso e configuram violação ao Código da Comunidade Uber por mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. A Uber tem equipes, processos e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar violações e, quando comprovadas, desativar as contas envolvidas."

Já a 99 diz que, desde a crise econômica e o aumento dos combustíveis, implementou diversas ações no sentido de reduzir os gastos dos motoristas. "Recentemente [a 99], colocou em funcionamento a taxa semanal garantida, ou seja, para os condutores que realizarem a partir de 10 corridas na semana pela plataforma, a taxa aplicada pela companhia é de até 19,99%."

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