Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Cerco inteligente: como sistema de super radares ajuda a combater o crime
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os radares utilizados para fiscalizar o trânsito nas cidades brasileiras estão cada vez mais tecnológicos. Além de equipamentos que são capazes de identificar motoristas que só reduzem a velocidade para passar pela fiscalização eletrônica e até motos que passam pelo acostamento, há sistemas que ajudam a combater o crime, auxiliando autoridades a encontrar carros e pessoas procuradas pela polícia.
No Espírito Santo, o chamado "Cerco Inteligente" - sistema formado por 900 câmeras, instaladas em 290 pontos de fiscalização, incluindo as divisas do estado, e que monitoram cerca de 1.650 faixas em vias e rodovias - foi determinante para a rápida prisão do adolescente suspeito de realizar os ataques às duas escolas de Aracruz.
Com ajuda das câmeras instaladas no município, foi possível rastrear o trajeto feito pelo atirador até a sua casa de praia, onde foi encontrado cerca de quatro horas após os crimes.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, as informações obtidas pelos equipamentos de tecnologia em mobilidade e trânsito estão garantindo uma redução de 90% no tempo de resposta nas operações de repressão a crimes como roubo de veículos, tráfico de drogas, evasão fiscal e outros.
O sistema, instalado em agosto no Espírito Santo, também está presente em estados como Amazonas, Bahia e Paraná. Em terras capixabas, o "Cerco Inteligente" já recuperou 106 veículos com restrição. O gerente de tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, João Paulo Siqueira do Nascimento, disse que a evolução, tanto na parte de inteligência como no quesito operacional, foi meteórica.
"A partir do momento em que passamos a ter acesso a todos estes dados, o crescimento foi de 90% na recuperação de veículos, saindo de um caso solucionado a cada quatro dias para três casos por dia", conta. Segundo ele, a partir do alerta das câmeras, a Secretaria reduziu para, aproximadamente, 15 minutos o tempo de resposta contra crimes. "Conseguimos identificar o monitoramento de furtos e roubos, de tráfego e de criminalidade, com uma resposta mais rápida à sociedade", destaca João Paulo.
Cerco inteligente também atua no trânsito
Além de atuar contra o crime, o sistema ajuda na monitorar infrações de trânsito. Ele permite o monitoramento de 250 carros por segundo e a identificação de mais de 30 características diferentes em cada passagem de veículo.
"Entre elas, informações como indicativo de placa clonada, restrição de furto ou roubo, restrições judiciais e restrições administrativas, como autorização de transporte escolar e GNV vencidos, por exemplo", conta o diretor do Detran do Espírito Santo, Givaldo Vieira.
Outro fator de destaque está nas balanças de pesagem em movimento - analisadores de tráfego que possibilitam a captura da imagem dos veículos que transitam pelo ponto em que a balança de pesagem está instalada. Os sensores identificam a passagem, a velocidade e geometria do veículo em toda a seção da via, inclusive entre as faixas. "Também podem ser emitidos dados do veículo - como cor, data, modelo, peso líquido, tara, peso bruto e registro de passagem -, permitindo o cruzamento de documentação no Departamento de Trânsito e Secretaria da Fazenda", explica o diretor-presidente da Velsis, empresa responsável pela tecnologia, Guilherme Araújo.
Ele ressalta que o acidente mais frequente envolvendo veículos de carga é o tombamento, responsável por quase metade dos eventos registrados.
"O tombamento, além de representar 47% dos acidentes com veículos de carga, também é o tipo de acidente com maior necessidade de atenção, uma vez que possui uma alta frequência e impacto representativo para a via, o tráfego e a segurança", finaliza.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.