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Rei das multas? Motociclista é pego devendo valor de SUV em infrações
O que você faria se, para retirar o seu veículo do pátio, precisasse pagar mais de cem vezes o valor dele em multas? É por essa situação que o dono de uma Honda Twister, que teria sido comprada por R$ 2 mil, está passando no estado de Goiás. A motocicleta foi apreendida durante uma blitz na BR-153, devendo R$ 200 mil em multas que somam mais de 2 mil pontos na CNH.
Para chegar a esse valor, mais alto do que o preço dos SUVs compactos mais vendidos no Brasil, o veículo recebeu mais de 400 multas e acabou se tornando recordista no estado de Goiás em 2022. A situação aconteceu em Aparecida de Goiânia e, além das infrações, a polícia rodoviária apurou que o licenciamento não é pago há oito anos. As principais infrações foram por excesso de velocidade e avanço de sinal.
Segundo a PRF, durante a abordagem, o condutor da motocicleta, um trabalhador da construção civil de 37 anos e sem carteira de habilitação válida, informou que comprou a moto em Anápolis, cerca de dez dias antes da abordagem, e pagou R$ 2 mil por ela, cem vezes menos do que o valor em multas. A motocicleta foi apreendida e só será liberada após regularização.
E se não pagar?
O advogado Marco Vieira, assessor técnico da presidência da CET-Santos e conselheiro estadual do Cetran, explica que, quando o veículo é removido ao pátio, precisa pagar os débitos em até 60 dias para ser retirado. "Se ele não for retirado dentro do prazo, o veículo pode ser levado a leilão pelo órgão responsável pela remoção."
Os valores arrecadados pela venda do veículo em leilão são utilizados para quitar a dívida, a questão é que a motocicleta vale muito menos do que o valor em multas.
"Se com a venda do veículo os valores arrecadados não forem suficientes para quitar os débitos, o saldo devedor será cobrado do antigo proprietário pelos meios legais. O novo proprietário tem direito à moto livre de débitos", explica.
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