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Por que carros da Ford se valorizaram mesmo após saírem de linha
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Quando a Ford anunciou que deixaria de produzir carros no Brasil, há dois anos, em janeiro de 2021, só se falava em uma possível desvalorização do produto. Meses depois, uma nova notícia ruim: Ecosport, Fiesta e Ka saíram de linha em todo o mundo. O que o mercado não previa é que os carros usados continuariam valorizados por tanto tempo, deixando os proprietários com automóveis mais valiosos do que quando compraram.
Há um ano, a coluna apurou se os preços do Ka e Ecosport estavam seguindo a tendência de valorização de outros veículos ano-modelo 2021, que, em novembro do ano passado, custavam, em média, 9,88% mais do que quando novos. Nesse período, no entanto, os Ford não acompanhavam a tendência: Ka, Ka Sedan e Ecosport tiveram uma correção média de -0,59%, 5,73% e 6,02% no período, respectivamente.
Na época, o consultor automotivo Cassio Pagliarini explicou que desvalorizar mais - ou não acompanhar a valorização - era o caminho natural para carros que saíram de linha. No entanto, a discrepância em relação aos concorrentes não deveria crescer com o passar dos anos.
"Em 2023, quando estivermos falando de carro ano-modelo 2021, um Ka Sedan ainda estará em torno de 5% menos valorizado do que um concorrente da mesma categoria", dizia o especialista.
A previsão se concretizou e, além disso, Fiesta e Ka estão bem mais valorizados do que há um ano. No entanto, não seguem a valorização dos campeões de "bilheteria" da categoria, como era esperado. Como os preços dos carros usados continuam em alta, devido à nova realidade de preços dos carros novos, todos eles valem hoje mais do que quando foram produzidos.
Atendendo a um pedido da coluna, a KBB, empresa especializada em análise de preços de carros, comparou a variação de preços dos modelos Ford com os principais concorrentes. Todos eles valorizaram, alguns menos do que os rivais.
Como estão os preços?
O Ecosport foi o que mais sofreu com a passagem do tempo. No ano passado, a valorização era de 6%, neste ano, está 3,87% mais caro do que quando zero quilômetro, em janeiro de 2021. No mesmo período, o Renault Duster ficou 9,95% mais caro, o Honda HR-V, 10,6%, e o Jeep Renegade, 4,55%.
O New Fiesta, que saiu de linha em 2019, quando a Ford fechou sua fábrica em São Bernardo do Campo, foi o que mais valorizou da lista. Nesse caso, o ano dos modelos analisados é 2019, enquanto o New Fiesta ficou 26,19% mais caro, o Citröen C3 e o Volkswagen Polo subiram apenas 14,96% e 12,71%, respectivamente. Já o Chevrolet Onix, que concorre com o hatch nas versões topo, valorizou 30,69%.
Se há um ano o Ka havia desvalorizado -0,59%, hoje, podemos dizer que o tempo fez bem ao hatch. Ele está 8,89% mais caro do que quando era novo, já os concorrentes estão valendo ainda mais. HB20, Onix e Sandero subiram 23,43%, 18,03% e 9,77%, respectivamente.
O Ka +, sedã, valorizou 6,08%, enquanto Onix Plus e HB20S estão 15,91% e 17,72% mais caros, respectivamente.
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