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Novo produto obrigatório em picapes falta em postos e deixa donos a pé
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Desde janeiro de 2022, quando as normas de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7 passaram a valer, as picapes e carros passeio a diesel, como Ford Ranger, Fiat Toro e Jeep Compass, passaram a ser equipados com sistema de agente líquido redutor de emissões de óxidos de nitrogênio, conhecido como Arla 32.
Sem a solução, utilizada desde 2012 para tornar ônibus e caminhões menos poluentes, esses modelos podem perder a potência e até mesmo deixar de dar partida. No entanto, proprietários de modelos diesel relatam dificuldade para encontrar o produto em postos de combustíveis urbanos. A justificativa é que o Arla 32 é mais utilizado em caminhões, que, via de regra, param para abastecer nas estradas. Mas, afinal, quando os postos estarão preparados para atender à nova demanda?
O engenheiro Everton Silva, mentor em tecnologia e inovação em energia SAE, trabalhou no desenvolvimento do sistema para o país. Ele explica que o único objetivo do Arla 32 é diminuir a emissão de gases poluentes. "O Arla tem uma concentração de 32 gramas de ureia a cada 100 gramas de água, por isso o nome. Na tecnologia utilizada nesses veículos, a substância é injetada no sistema de escapamento e ali acontece uma reação química que transforma o óxido de nitrogênio em nitrogênio e água, reduzindo a emissão de poluentes", explica.
O tanque de Arla fica ao lado do tanque de combustível e tem capacidade para reservar entre 5 e 20 litros do líquido, a depender do modelo. Everton explica que, normalmente, o abastecimento precisa ser feito a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros rodados. "Os veículos têm sistema que avisa ao motorista quando o tanque chega à metade, para evitar que fique sem. Além de informar quantos quilômetros faltam para acabar o produto, acende uma luz de alerta no painel", explica o engenheiro.
Em falta nas cidades
O transtorno pelo qual passou o médico Arthur Bomfim começou com o acendimento da luz espia do Arla no painel de sua Ranger. "Logo depois que a luz acendeu, apareceu um aviso de que faltavam o nível estava baixo e que faltavam 2,1 mil km para acabar. Então passei a perguntar em todos os postos de Salvador se vendia Arla, para minha surpresa, nenhum deles tinha. Estamos falando da quarta maior cidade do país".
Com a autonomia reduzindo, o médico começou a buscar soluções. Após checar na concessionária, sem sucesso, decidiu recorrer aos amigos. "O pai de um amigo é dono de postos de gasolina e um deles fica na estrada, ele conseguiu para mim um galão de 20 litros. Fiquei bem triste com a situação, porque além de difícil de achar, o galão é pesado e difícil de manusear e colocar sem vazar. O meu tanque tem 20 litros, na teoria, eu teria que esperar baixar tudo para não vazar, mas corre o risco de o carro parar e não ligar", reclama.
Arthur não foi o único que passou pela situação. UOL Carros colheu diversos relatos de donos de veículos com o mesmo problema. Além disso, buscamos o Arla 32 em postos urbanos de cinco estados diferentes (Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe), sem encontrar o produto. A maioria argumentava que a demanda era pequena comparada com a dos postos de estrada, onde há venda na bomba de combustível, para abastecer veículos pesados. Outros postos diziam que não foram alertados pela bandeira da nova demanda gerada pelo Proconve L7.
O que dizem as distribuidoras
A coluna entrou em contato com distribuidoras BR, Ipiranga e Shell para entender o critério de escolha dos postos que vendem o Arla 32. A Vibra Energia, que comercializa o Arla 32 FLUA Petrobras nos Postos Petrobras, disse que o produto atende a todos os estados. "Ciente da demanda crescente, neste momento, a companhia está focada em ampliar a disponibilidade do produto e os atendimentos nos postos urbanos".
Já a Raízen, que distribui o Shell Evolux Arla 32 para revendedores Shell e pontos de venda autorizados, diz que estão seguindo em ritmo normal. "Desde 2012, a companhia é uma das empresas responsáveis pelo fornecimento do produto para suprir a demanda nacional. Com a nova legislação e provável aumento da demanda em cidades, a Raízen está avaliando junto aos revendedores Shell a ampliação da oferta e fornecimento em embalagens com volumetria adequada".
A rede Ipiranga informou que os postos revendedores adotam critério comercial, a partir da demanda, para adquirir e comercializar Arla 32.
De acordo com a pesquisa realizada pelo UOL, é mais comum encontrar o Arla 32 à venda em galões de 20 litros - por, em média, R$ 130 -, a quantidade tem sido um problema para carros menores abastecerem sem vazamentos. A expectativa é que, com o aumento da demanda, o líquido passe a ser vendido em embalagens de 5 litros, já que a venda na bomba, a granel, como acontece nas estradas, exigiria uma mudança na infraestrutura dos postos. O Arla 32 também pode ser encontrado em revendedoras de óleo lubrificante e outros produtos automotivos.
Ao Procon-SP, a coluna questionou se há obrigatoriedade de comercialização do produto nas cidades, mas não recebeu resposta.
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