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Uber: 5 truques que fazem motorista ganhar mais, mas deixam cliente na mão
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A tendência de influenciadores já chegou a todas as profissões e com os motoristas de aplicativo não é diferente.
O YouTube e o Instagram estão repletos de produtores de conteúdo especializados em plataformas como a Uber.
Do conteúdo compartilhado, o que faz mais sucesso são as dicas de como aumentar os rendimentos nos aplicativos - no entanto, os truques e as estratégias muitas vezes não são favoráveis aos clientes.
Além de compartilhar suas rotinas como motoristas de aplicativo, os influenciadores ensinam métodos considerados "infalíveis" para faturar mais, aumentando os ganhos ou reduzindo os custos.
A maior parte das dicas está relacionada à escolha de corridas mais rentáveis - técnica que tem deixado muitos usuários que precisam de corridas curtas na mão, ou, ao menos, esperando mais tempo por um carro.
De acordo com Eduardo Lima de Souza, presidente da Ama-SP (Associação dos Motoristas de Aplicativo), não há como ser lucrativo sem escolher as melhores corridas, ou seja, recusando as "menos interessantes".
"Não tem jeito, para a conta fechar no fim do mês, temos de escolher melhor as corridas, optando por passageiros que estejam mais perto e com um preço razoável em relação à quilometragem", explica.
Outra reclamação recorrente dos motoristas é a respeito do valor repassado pelas plataformas, como a Uber.
"Estão nos pagando pouco, mesmo recebendo muito dos clientes. Para se ter uma ideia, em uma corrida de 18 km recebemos R$ 15, enquanto o cliente paga, pelo menos, R$ 35", afirma Gutenberg Pedro, motorista de aplicativo há cinco anos, que aponta essa como a razão de os colaboradores estarem "sumidos", aceitando apenas as melhores corridas - ou seja, com maior rentabilidade e menos quilometragem.
Confira truques dos motoristas de aplicativo que prejudicam passageiros:
Circular apenas em bairros 'nobres'
Uma das dicas mais comuns compartilhadas entre os motoristas de aplicativo é a de aceitar corridas apenas em regiões de maior poder aquisitivo, ou consideradas "boas" em termos de faturamento.
Segundo motoristas, nesses bairros, normalmente, as corridas têm uma relação preço-quilometragem mais interessante.
Isso significa que passageiros de outras áreas podem ter menos carros à disposição ou viagens recusadas - o que prejudica a qualidade do serviço;
Só aceitar corridas mais caras
Outra estratégia óbvia é a de só aceitar corridas mais caras, mas isso não quer dizer que elas sejam mais longas.
Existe um consenso de que uma boa corrida custa acima de R$ 1 por minuto - por isso, muitos não aceitam viagens com relação preço-tempo menor do que essa.
Privilegiar final e início da semana
Os motoristas de aplicativo são autônomos, por isso, podem escolher a melhor hora para trabalhar.
Devido à metodologia de preços das plataformas, e também por haver mais passageiros de sexta a segunda, muitos focam nesses dias mais do que nos outros.
Isso pode dificultar a vida de quem precisa de viagens nos outros dias da semana.
Desligar o ar-condicionado
As plataformas não proíbem nem obrigam o uso do ar-condicionado em suas corridas, mas desligar o equipamento tem sido uma estratégia para gastar menos combustível.
O argumento é válido, mas compromete o conforto do passageiro.
Recusar corridas curtas
As dicas em relação às corridas curtas são variadas, mas é consenso entre os influenciadores que elas não valem a pena em áreas com trânsito intenso.
A justificativa é de que se perde muito tempo para ganhar pouco dinheiro. A decisão, mais uma vez, prejudica os usuários.
O que dizem as plataformas
UOL Carros enviou os truques para a Uber e a 99, e questionou as plataformas sobre as práticas.
A Uber respondeu que "não foi possível verificar a situação mencionada porque não foram fornecidos dados ou fontes suficientes para que a Uber pudesse relacionar qualquer impacto no serviço oferecido aos usuários".
"De todo modo, motoristas parceiros são profissionais independentes e têm liberdade para escolher os dias, os horários e os locais em que preferem usar a plataforma da Uber. Eles podem aceitar ou recusar as solicitações de viagens", prossegue a companhia.
A Uber acrescenta que tem estratégias com o objetivo de equilibrar a oferta e a demanda, como o preço dinâmico e ferramentas para motoristas parceiros que informam os locais e os horários com mais viagens.
Já a 99 diz que, "para ampliar a renda dos motoristas parceiros, a plataforma vem adotando inúmeras medidas como a Taxa Garantida de até 19,99% para condutores que realizarem a partir de dez corridas na semana pela plataforma e o Adicional Variável de Combustível, ferramenta que adiciona R$ 0,10 por quilômetro rodado para cada R$ 1 de aumento da gasolina, tendo como base o valor de março de 2021".
A empresa acrescenta que os parceiros são livres para escolherem suas jornadas e viagens.
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