Topo

Paula Gama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ataque do pneu calibrado e outros vacilos que atraem bandidos no trânsito

Colunista do UOL

23/02/2023 13h56Atualizada em 23/02/2023 15h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando se trata de furtos e roubos de veículos ou de objetos dentro deles, os criminosos sempre inventam um ataque diferente.

A ousadia é tanta que bandidos não se intimidam e já furtam veículos com o respectivo motorista ao lado, sem ele perceber,

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o que chamamos de ataque do pneu calibrado.

O condutor desce do carro em um posto de combustível para calibrar os pneus

Ele deixa as portas destrancadas e as janelas abertas, quando um homem se aproxima e retira um objeto de dentro do veículo.

Em poucos segundos, o criminoso se afasta com o produto furtado, sem que o motorista perceba,

Bandidos preferem o caminho mais fácil

UOL Carros conversou com especialistas para comentarem esse novo ataque e outros vacilos que motoristas e passageiros de veículos dão e facilitam a vida de criminosos.

De acordo com Raphael Pereira, professor de direito penal e processos e especialista em segurança pública, os criminosos buscam facilidade, por isso, mesmo que não exista uma fórmula 100% eficaz para evitar assaltos, a melhor solução é minimizar as chances.

"Não existe o estereótipo de bandido. Pode ser um casal apoiado no seu carro quando você estaciona ou alguém disfarçado de trabalhador. Hoje, qualquer pessoa pode ser um assaltante. A dica é evitar estacionar em locais desertos e não ceder às investidas de estranhos", orienta Pereira.

O especialista também recomenda evitar deixar as janelas do veículo abertas e, se possível registrar boletim de ocorrência, o que ajuda a fortalecer políticas públicas e até definir ações de policiamento, diz.

Já Fábio Henriques, policial federal e especialista em defesa pessoal, destaca que o primeiro passo em direção à segurança deve ser dado ao estacionar o veículo.

Se houver uma criança, a porta que dá acesso à cadeirinha deve estar virada para a calçada, reduzindo o tempo para chegar até ela e evitando atropelamentos e outros acidentes, por exemplo.

"É importante que cada membro da família tenha uma função. Uma separação de tarefas clara. Se houver dois adultos, por exemplo, um deve colocar a criança no carro enquanto o outro fica atento ao ambiente", orienta.

O policial federal explica que os criminosos fazem rondas nas áreas onde desejam cometer um crime, à procura de vítimas mais vulneráveis e sem chance de defesa.

"O ladrão sempre espera um vacilo, uma oportunidade para atacar. Para cada vítima escolhida, muitas outras foram dispensadas. O agressor escolhe a vítima mais fácil: a que está desgarrada do grupo, desatenta ou demora mais do que o normal para fazer tarefas simples, como entrar no carro", alerta.

Confira 10 vacilos com o carro que te tornam uma pessoa mais suscetível às ações de bandidos:

1 - Sair do carro e deixar porta ou janela aberta

Calibragem - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esse é o vacilo verificado no ataque da calibragem dos pneus.

O motorista desce do carro e deixa a porta ou a janela aberta, seja para calibrar os pneus ou passar o cartão no posto de gasolina.

É importante sempre olhar o entorno e certificar-se de que as portas estão trancadas - e as janelas, fechadas.

2 - Mexer distraído no celular

celular - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A distração dá mais tempo de ação ao criminoso, tornando a vítima um alvo fácil, além de despertar interesse em mais um objeto: o próprio celular.

Vale destacar que dirigir e falar ou manusear o celuar é infração de natureza gravíssima, com sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa do valor de R$ 293,47.

3 - Procurar a chave na frente do veículo

Chaves - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

A atitude é muito comum entre as mulheres, que "perdem" a chave dentro da bolsa.

Além de deixar evidente para o bandido que você vai entrar no carro, dá mais tempo para ele agir.

A recomendação é sair do local com a chave na mão, mas sem apontar para o carro, de forma discreta.

4 - Abrir o carro a distância

Abrir porta - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A hora certa de abrir o carro é quando estiver na frente da porta, pronto para entrar. Abrir à distância dá ao criminoso a chance de entrar no veículo antes, ou junto com você.

5 - Ficar parado dentro do carro

Homem dorme dentro do carro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem nunca entrou no carro e, antes de dirigir, respondeu uma mensagem no Whatsapp, fez uma ligação ou até tirou uma soneca?

A atitude muitas vezes acontece antes mesmo de travar a porta do carro, ficando exposto à ação de criminosos.

A recomendação do policial federal Fábio Henriques é de sair do local com a chave na mão, olhar rapidamente ao redor, entrar no carro, travar a porta e sair o mais rapidamente possível do local.

6 - Parar no semáforo com vidros abertos

Semáforo vermelho - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

O Manual de Autoproteção da Polícia Militar de São Paulo tem recomendações do que não fazer para evitar furtos e assaltos.

Uma delas é evitar parar em semáforos com vidros abertos e portas destravadas.

Nesse caso, também é importante evitar deixar bens de consumo à mostra.

Um celular em um suporte no painel, por exemplo, em uma posição visível do lado de fora, pode ser um chamariz para mal intencionados.

Outra recomendação é não usar relógios e joias no pulso enquanto dirige, pois podem despertar o interesse de bandidos ao parar em um semáforo.

7 - Não prestar atenção nas redondezas

Carro estacionado - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

A Polícia Militar recomenda que, antes de entrar ou sair de casa ou de outro local, o condutor e os passageiros verifiquem-se a presença de pessoas ou atividades estranhas nas proximidades.

Se houver movimentação suspeita, o correto é não parar o carro, seguir reto e avisar aos familiares e chamar a polícia, se for o caso.

8 - Estacionar em vagas difíceis de sair

Baliza - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outro alerta da polícia é estacionar sempre em condições de sair facilmente, caso surja algum problema.

Por isso, quando possível, estacione de ré. Assim, na hora de sair, não precisará fazer manobras, poupando tempo. O mesmo vale para vagas apertadas em locais afastados: é bom evitar.

9- Deixar mochilas e casacos visíveis dentro do carro

Bagagem do carro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ao estacionar, deixe o mínimo de objetos dentro do carro, para não atrair a atenção de criminosos.

Mochilas, casacos e bolsas de lojas podem dar a impressão de que há coisas de valor no veículo.

Se possível, guarde tudo no porta-malas, se este tiver cobertura capaz de ocultar os objetos.

10 - Parar em locais desertos após pequenas batidas

Golpe falso acidente - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A Polícia Militar é clara ao dizer que pequenas batidas podem ser suspeitas, principalmente quando parecem ter sido provocadas.

"Nestes casos não pare, especialmente à noite, em locais isolados, mal iluminados e de pequena circulação de pessoas e veículos".

"Sinalize para que as demais pessoas envolvidas possam seguir você até o posto policial mais próximo", recomenda a corporação.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.