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Por que novas picapes gigantes levam menos carga do que a Fiat Strada
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O mercado de picapes grandes está crescendo no Brasil.
Para brigar com a Ram 1500 Rebel, uma parruda de 400 cv de potência, a Ford está trazendo a F-150, campeã de vendas nos Estados Unidos, enquanto a Chevrolet venderá aqui a também gigante Silverado.
Apesar de impressionarem pelo tamanho e pela potência, e arrancarem suspiros dos picapeiros, as grandonas não são boas de serviço quando o assunto é capacidade de carga na caçamba: carregam entre 610 kg e 728 kg.
Enquanto isso, a compacta Fiat Strada, veículo mais vendido do Brasil, é capaz de transportar até 720 kg.
Já entre as picapes médias, como Toyota Hilux e Chevrolet S10, a média é de uma tonelada de carga útil. Afinal, por que as gigantes, que partem de R$ 456 mil, pegam (bem) mais leve do que uma picape de R$ 100 mil?
A capacidade de carga refere-se ao peso que o veículo suporta carregar dentro dele mesmo, o que inclui o motorista, passageiros, objetos sobre a caçamba e até o combustível do tanque.
No caso dessas picapes grandes, 1500 Rebel, F-150 e Silverado ZR2, a força bruta é expressa de outra forma: na capacidade de reboque.
Elas são capazes de mover 4,9 toneladas, 3,5 toneladas e 4 toneladas, respectivamente, mas sempre de forma acoplada. Enquanto isso, a Strada, que carrega mais na caçamba, reboca apenas 400 kg.
Questão de origem
As características dessas picapes refletem bem o estilo de vida do seu lugar de origem: os Estados Unidos.
Esse é o tipo de carro preferido dos norte-americanos: não por acaso, a Série F, que inclui a F-150, é líder de vendas por lá há mais de 40 anos.
No país, as ruas são largas e há vagas de sobra na maioria das cidades, o que não torna uma picape com seis metros de comprimento um veículo extravagante.
De fato, as picapes citadas acima dificilmente, para não dizer quase nunca, são usadas apenas no trabalho.
Além disso, ter um reboque para carregar a bagagem também faz parte do costume de muitas famílias, Logo, é essa capacidade que conta nos EUA. A caçamba é apenas um porta-malas "mais prático" e bem maior quanto à capacidade volumétrica, na comparação com sedãs e SUVs.
Para o trabalho pesado, são utilizados modelos ainda maiores, como a Ram 2500, que carrega mais de uma tonelada na caçamba e reboca quase 8.000 kg, e até mesmo a Silverado HD, que carrega mais de três toneladas e puxa mais de 16 toneladas.
No Brasil, porém, as super picapes chegam com uma proposta diferente.
A Ram 1500 parte de R$ 456 mil e entrega motor V8 de 400 cv de potência. Já a Ford F-150 é equipada com o motor do Mustang (V8 5.0 de 405 cv) e tem duas versões: a esportiva Lariat, por R$ 470 mil, e luxuosa Platinum, por R$ 490 mil.
Os números indicam que essas picapes vão passar longe do trabalho pesado, sendo usadas para reforçar o estilo de vida com luxo e motores poderosos - já que, aqui, a força para rebocar não enche os olhos.
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