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Paula Gama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que carro mais vendido do Brasil não é mais o "campeão do povo"

Apesar de aparecer na terceira posição entre os carros mais vendidos, o Hyndai Creta é o mais comprado pelo público final - Divulgação
Apesar de aparecer na terceira posição entre os carros mais vendidos, o Hyndai Creta é o mais comprado pelo público final Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

14/03/2023 14h24

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Quem analisa a lista de carros mais vendidos do Brasil sabe pouco sobre a preferência de compra dos brasileiros. Isso acontece porque o ranking dos modelos mais emplacados reúne sempre as unidades comercializadas para o consumidor final e também as que foram negociadas na modalidade de venda direta, ou seja, para públicos especiais, como frotistas e, principalmente, locadoras.

Os frotistas têm duas grandes vantagens na hora de comprar veículos. Além das alíquotas de imposto diferenciadas, eles também conquistam bons descontos com as montadoras devido ao volume. Por outro lado, as fabricantes mais interessadas em "despachar" determinado modelo, para inflar o número de vendas ou reduzir a capacidade ociosa da fábrica, fazem descontos ainda mais especiais para fechar negócio.

É por isso que a lista de carros mais emplacados fica distorcida quando comparada com o que o consumidor final anda comprando, já que as vendas diretas representam 43,92% do total de emplacamentos de automóveis e comerciais em 2023.

Considerando a lista de carros mais vendidos neste ano, Fiat Strada, Chevrolet Onix e Onix Plus lideram, com 13.837, 13.246 e 11.289 emplacamentos cada, respectivamente. Na sequência, dois SUVs: Creta (9.575) e Tracker (9.065).

Por outro lado, quando conferimos quais foram os carros mais vendidos no varejo, ou seja, para o consumidor final, o cenário muda. O Hyundai Creta passa a ser o carro preferido do público, com 9.156 unidades vendidas, seguido pelo Chevrolet Onix, com 9.064. A lista é completada por Chevrolet Tracker (6.707), Fiat Strada (5.307) e Toyota Corolla Cross (5.232).

Chama atenção que três entre os cinco carros mais vendidos no país são SUVs e outro é uma picape, ou seja, modelos que custam mais de R$ 100 mil. Isso não significa que o brasileiro está com dinheiro de sobra. Pelo contrário, o público dos carros de entrada, os hatches compactos e subcompactos, está cada vez mais distante do carro zero-quilômetro, optando por veículos mais usados. Enquanto isso, quem já desembolsaria mais dinheiro na compra do automóvel, e sofre menos com a alta dos preços, tem mais flexibilidade para continuar comprando.

Os carros mais comprados pelas frotistas são Fiat Strada (8.530), Chevrolet Onix Plus (6.741), Jeep Compass (6.288), Fiat Mobi (5.577) e Fiat Argo (5.499). Sedãs e hatches são exatamente o tipo de modelo mais buscado pelas frotistas, que buscam carros de menor custo para atender a própria empresa, ou compor o portfólio de locação.

Por que os frotistas compram tanto?

Locadoras compraram um a cada três carros vendidos no terceiro trimestre de 2022 - Divulgação - Divulgação
Locadoras compraram um a cada três carros vendidos no terceiro trimestre de 2022
Imagem: Divulgação

A modalidade de venda direta é responsável por mais de 40% das compras de automóveis e comerciais leves do país. E, entre esse público, o maior comprador são as locadoras de carros. Essa alta acontece porque, durante a crise dos semicondutores, quando faltava carros, essas empresas não conseguiram atualizar suas frotas, gerando uma demanda reprimida de quase 500 mil carros, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).

A produção de carros foi normalizando aos poucos, mas os preços, que foram impulsionados para cima durante a pandemia, seguiram em alta, o que fez com que o consumidor final ficasse mais retraído. Nesse cenário, as locadoras se tornaram um grande cliente, uma saída para escoar a produção.

Para se ter uma ideia, no terceiro trimestre de 2022, último período com dados consolidados, as empresas de locação foram responsáveis pela compra de 33% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país.O levantamento é da ABLA, com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Conforme a ABLA, durante julho, agosto e setembro as locadoras compraram 179.048 veículos, que representaram crescimento de 22,8% em relação às compras do trimestre anterior (145.720 unidades). Na comparação com o volume adquirido no primeiro trimestre de 2022, o avanço foi de expressivos 129%, na medida em que, entre janeiro, fevereiro e março, as locadoras haviam emplacado 78.150 veículos.

Em 2023, as montadoras que lideram o mercado de venda direta são Fiat (27,61%), Chevrolet (17,61%), Volkswagen (16,16%), Jeep (11,38%) e Renault (6,72%). Lideram as vendas do varejo, direto ao consumidor: Fiat (17,71%), Chevrolet (15,97%), Toyota (13,38%), Volkswagen (13,23%) e Hyundai (10,74%).

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