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Paula Gama

REPORTAGEM

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Além do ChatGPT: inteligência artificial faz até avaliação de seguro auto

A inteligência artificial já é responsável por analisar danos ao veículo e passar orçamentos - Kohji Asakawa/ Pixabay
A inteligência artificial já é responsável por analisar danos ao veículo e passar orçamentos Imagem: Kohji Asakawa/ Pixabay

Colunista do UOL

31/03/2023 04h00

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Com a popularização do ChatGPT e tecnologias como Midjourney, o mundo inteiro passou a discutir o papel que a Inteligência Artificial (IA) terá no futuro. No entanto, a realidade é que a tecnologia já faz parte do presente em diversos aspectos. No segmento automotivo, é utilizada para baratear o custo final e dar agilidade ao processo de vistorias de seguros automotivos.

Em 2022, a Youse Seguros começou a utilizar a Inteligência Artificial para dar mais autonomia para os clientes na hora solicitar avaliações e orçamentos. Atualmente, 40% das vistorias já são feitas digitalmente pelo próprio cliente, por meio da tecnologia.

Após um acidente, o cliente pode tirar fotos de seu carro danificado com o celular e enviar para nosso sistema. A Inteligência Artificial analisa as imagens e garante autorizações mais rápidas, sem necessidade de vistoria presencial em uma oficina de reparação, o que também acelera o processo de regulação e análise do sinistro. Ou ainda, o encaminhamento para oficina mais próxima — indicada a partir de dados sobre menor tempo de manutenção e melhor avaliação de serviço" Arthur Carvalho, diretor de Operações e Sinistros da Youse

A iniciativa deu tão cedo que, entre as autorizações de serviços relacionados a sinistros de perda parcial, 70% são de responsabilidade da tecnologia de IA. Dessa quantidade, apenas 30% dos registros feitos por meio de digital são redirecionados para analistas, que se dedicam a casos mais complexos.

Como o cliente tem acesso à IA

O contato do cliente com a inteligência artificial é feito pelo celular - Foto Shutterstock - Foto Shutterstock
O contato do cliente com a inteligência artificial é feito pelo celular
Imagem: Foto Shutterstock

Todo o processo é feito via aplicativo: o cliente registra o sinistro pelo celular e realiza a vistoria digitalmente, apenas tirando fotos do veículo. O programa indica os ângulos ideais das fotos, a IA realiza a análise e elabora automaticamente o orçamento referente aos danos do sinistro.

Como nem todos os clientes têm intimidade com tecnologia, a Youse também oferece a opção de vistoria presencial. Ainda nesses casos, a Inteligência Artificial atua internamente, avaliando a correção dos processos e autorizando a execução do serviço com mais agilidade.

"Atualmente, 40% dos clientes optam pelo atendimento através de fotos. A meta é elevar esse número, mostrando como o autoatendimento pode ser igualmente eficiente", completa Arthur Carvalho.

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