Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Além do ChatGPT: inteligência artificial faz até avaliação de seguro auto
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Com a popularização do ChatGPT e tecnologias como Midjourney, o mundo inteiro passou a discutir o papel que a Inteligência Artificial (IA) terá no futuro. No entanto, a realidade é que a tecnologia já faz parte do presente em diversos aspectos. No segmento automotivo, é utilizada para baratear o custo final e dar agilidade ao processo de vistorias de seguros automotivos.
Em 2022, a Youse Seguros começou a utilizar a Inteligência Artificial para dar mais autonomia para os clientes na hora solicitar avaliações e orçamentos. Atualmente, 40% das vistorias já são feitas digitalmente pelo próprio cliente, por meio da tecnologia.
Após um acidente, o cliente pode tirar fotos de seu carro danificado com o celular e enviar para nosso sistema. A Inteligência Artificial analisa as imagens e garante autorizações mais rápidas, sem necessidade de vistoria presencial em uma oficina de reparação, o que também acelera o processo de regulação e análise do sinistro. Ou ainda, o encaminhamento para oficina mais próxima — indicada a partir de dados sobre menor tempo de manutenção e melhor avaliação de serviço" Arthur Carvalho, diretor de Operações e Sinistros da Youse
A iniciativa deu tão cedo que, entre as autorizações de serviços relacionados a sinistros de perda parcial, 70% são de responsabilidade da tecnologia de IA. Dessa quantidade, apenas 30% dos registros feitos por meio de digital são redirecionados para analistas, que se dedicam a casos mais complexos.
Como o cliente tem acesso à IA
Todo o processo é feito via aplicativo: o cliente registra o sinistro pelo celular e realiza a vistoria digitalmente, apenas tirando fotos do veículo. O programa indica os ângulos ideais das fotos, a IA realiza a análise e elabora automaticamente o orçamento referente aos danos do sinistro.
Como nem todos os clientes têm intimidade com tecnologia, a Youse também oferece a opção de vistoria presencial. Ainda nesses casos, a Inteligência Artificial atua internamente, avaliando a correção dos processos e autorizando a execução do serviço com mais agilidade.
"Atualmente, 40% dos clientes optam pelo atendimento através de fotos. A meta é elevar esse número, mostrando como o autoatendimento pode ser igualmente eficiente", completa Arthur Carvalho.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.