Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
GNV em queda: abastecer o carro com gás natural voltou a valer a pena?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quando o assunto é combustível, nos últimos meses todas as peças do tabuleiro foram embaralhadas. Em outubro do ano passado, UOL Carros noticiou que, com as medidas tributárias para baixar o preço da gasolina e aumento do preço do GNV, a alternativa, que foi por anos a opção mais vantajosa para quem roda muito, não valia mais à pena nem mesmo para quem já tinha o "kit gás" instalado no veículo.
O cenário mudou e, entre janeiro e março, o preço do combustível para os postos caiu 14,25% em São Paulo. Até 1º de maio, cairá mais 8,1% nacionalmente, uma redução de 19% no acumulado do ano em todo o país, segundo anúncio da Petrobras.
Atualmente, abastecer o carro com Gás Natural Veicular (GNV) gera uma economia de 41,9% em relação à gasolina e de 42,6% em relação ao etanol, para um motorista que percorre 1 mil quilômetros por mês, ou cerca de 33 km por dia.
Para o cálculo, foram considerados os valores médios de GNV (R$ 4,48), da gasolina (R$ 5,51) e do etanol (R$ 3,90) em todo o Brasil, apurado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre 9 e 15 de abril de 2023. Para se ter uma ideia, em 7 outubro de 2022, o m³ do GNV era vendido por R$ 5,11, e o litro da gasolina, por R$ 4,70.
Para os motoristas do estado de São Paulo, a economia é um pouco menor: de 39% em comparação com o uso de gasolina e de 40% em relação ao etanol. Isso acontece porque, no estado, o preço do m³ do GNV está saindo, em média, por R$ 4,55, e do etanol e da gasolina, na faixa de R$ 3,79 e R$ 5,33, respectivamente, segundo dados da ANP.
A simulação foi feita pela plataforma People Interactive, que estima que um carro que percorre 10km/l com gasolina, rende 7 km/h com etanol e 14 km/m³ de GNV, o que explica a economia.
Custo da instalação do kit gás
Ainda de acordo com a People Interactive, instalar o kit gás, incluindo mão de obra e equipamentos, custa em torno de R$ 5 mil. Para quem mora em São Paulo e, atualmente, utiliza a gasolina como combustível principal, a economia pagaria o custo em 24 meses.
A adestradora Rebecca Manhães é uma das pessoas que viu vantagem na alteração. Rodando mais de 3 mil quilômetros mensalmente, ela e o marido entenderam que o investimento em um kit gás rapidamente se pagaria.
"Temos um carro sedã, então o espaço para a instalação do kit não era problema. Rodando mais de 80 km por dia, o GNV foi uma alternativa para diminuir o nosso custo mensal com combustível", explica Rebecca.
Guilherme Santana, head de GNV da Comgás, afirma que a conversão é interessante para quem roda muito, principalmente motoristas profissionais.
"Quando utiliza-se o veículo por 500 km ao mês, o payback do investimento é muito longo, não vale a pena. Serão necessários anos para começar a lucrar. Quanto tempo a pessoa teria que ficar com esse carro? Já para quem roda mais de mil quilômetros por mês, a economia vem logo", disse Santana, que afirma que motoristas profissionais chegam a economizar R$ 2 mil por mês e ver a renda dobrar ao optar pelo combustível.
Por que o GNV está baixando?
O próximo ajuste do preço do GNV, de - 8,1%, marcado para 1º de maio, faz parte da atualização trimestral prevista nos contratos com as distribuidoras e reflete variações no preço do combustível, vinculado às oscilações do petróleo negociado no mercado internacional, da taxa de câmbio, e do transporte por dutos.
Segundo a Petrobras, no trimestre de referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%. A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.
Ainda que o GNV volte a aumentar, de acordo com Guilherme Santana, é pouco provável que o combustível deixe de valer a pena para usuários massivos de automóveis que já tenham o kit instalado. "Historicamente, a economia do GNV oscila de 40% a 60% em relação à gasolina. Mesmo que o gás tenha um aumento grande, a economia vai continuar sempre considerável", pondera.
Cuidados na conversão
Para converter um veículo para uso do gás é necessário instalar um módulo eletrônico, cilindro, suporte e pagar pela regularização dos documentos. Tudo isso sai, em média, por R$ 5 mil. Por isso, se alguma oficina cobrar muito mais barato, confira dois pontos: primeiramente, se é homologada pelo Inmetro, instituto que estabelece as regras de segurança para a instalação, depois, se o kit oferecido é de 5ª geração.
"Os kits atuais, de 5ª geração, corrigiram os problemas dos anteriores, que era a perda de potência e alguns problemas de manutenção. Fazendo a instalação correta, o proprietário do veículo precisa apenas fazer a revisão do kit quando for fazer a periódica do veículo, passar por inspeção anual e requalificar o cilindro a cada cinco anos", informa Santana.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
* Com informações de REUTERS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.