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Paula Gama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

4 carros que são produzidos no Brasil, mas custam menos em outros países

Colunista do UOL

01/05/2023 04h00

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Quando falamos em um produto importado, a primeira ideia que vem à cabeça é que ele custa menos no país de origem. Como no Brasil nada é simples, esse pensamento não vale para os automóveis. Isso porque, além do custo de produção, transporte e margem de lucro, o preço final dos carros é afetado pela carga tributária. Na prática, os impostos fazem com que, nós, brasileiros, cheguemos a pagar mais por um veículo fabricado em nossas terras do que quem vive nos países que o importam.

De acordo com dados da Anfavea, associação das montadoras que produzem carros no Brasil, por aqui, o imposto representa entre 40% e 50% do valor de um carro, a depender de suas características técnicas. A média entre os países desenvolvidos é de 20%. Somando essa condição ao acordo de livre comércio que temos com alguns países da América Latina, nossos veículos custam menos em outros mercados.

Para se ter uma ideia, enquanto por aqui, incidem sobre os veículos impostos como ICMS, PIS/Cofins e IPI, no México, há apenas uma taxa única, o IVA, de 16%. Para mostrar a distorção, selecionamos quatro modelos que são fabricados em plantas brasileiras e, mesmo com o custo de transporte, custam mais barato em outras nações.

Renault Kwid

Renault Kwid Intense 2023 - Divulgação - Divulgação
Renault Kwid Intense 2023
Imagem: Divulgação

Fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, o Kwid percorre milhares de quilômetros para chegar ao México. Ainda assim, a versão mais barata por lá sai por 230.101 pesos mexicanos, o equivalente a R$ 63,9 mil.

Ela já é equipada com câmera de ré e central multimídia. Com esse pacote, o carro sai por R$ 71,2 mil no Brasil. Por lá, o motor é apenas a gasolina, e não flex, como na versão brasileira.

Fiat Strada

Na Colômbia, a Strada é chamada de RAM 700 - Foto: RAM | Divulgação - Foto: RAM | Divulgação
Na Colômbia, a Strada é chamada de RAM 700
Imagem: Foto: RAM | Divulgação

Renomeada como Ram 700 na Colômbia, a versão mais barata da Strada, com cabine simples, sai por 71.990.000 pesos colombianos, o equivalente a R$ 79,1 mil. Assim como o Kwid, é comercializada com motor a gasolina, enquanto no Brasil é flex.

Outra diferença é que a colombiana já vem com rádio com MP3 e USB, a brasileira tem apenas cabeamento e chicote. Por aqui, a versão mais barata da picape custa R$ 97.990.

Toyota Corolla Cross

Toyota Corolla Cross - Divulgação - Divulgação
Toyota Corolla Cross
Imagem: Divulgação

O Corolla Cross brasileiro é um dos Toyota mais exportados do mundo. No Chile, país com mercado bem mais aberto do que o Brasil, a versão mais barata, a SEG 2.0, custa 21.490.000 pesos chilenos (R$ 133.238) e é equipada com motor 2.0 de 177 cv a gasolina e câmbio CVT. No Brasil, o preço inicial do veículo é de R$ 159.890,00.

Volkswagen T-Cross

VW T-Cross Comfortline - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
VW T-Cross Comfortline
Imagem: Marcos Camargo/UOL

O SUV da VW é vendido na Colômbia em mais versões do que no Brasil, incluindo opções manuais, que partem de 89.990.000 pesos, o equivalente a R$ 98.989. Por aqui, a versão de entrada já é automática e mais completa, partindo de R$ 136.990.

Mas comparando duas versões equivalentes, chamadas de Confortline nos dois mercados, é possível ter uma noção melhor da diferença, ela sai por R$ 145.189 na Colômbia e por R$ 152.990 nas lojas brasileiras.

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