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Após série de reclamações, Jeep é investigada por problema no câmbio
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Os relatos de problemas no câmbio automático de veículos da Jeep entraram na mira do Procon-MG. O órgão de defesa do consumidor instaurou um procedimento para apurar suposta "prática infrativa consistente" em contaminação da transmissão do Renegade [com motor flex] por fluido do radiador.
Desde de 2021, UOL Carros vem noticiando que proprietários de Jeep relatam um problema em comum no câmbio automático de seus veículos: após algum tempo de uso, a transmissão começar a travar e precisa ser substituída ou reparada, por meio de serviço que chega a custar até R$ 60 mil.
A questão já foi registrada por centenas de consumidores em redes sociais e canais de comunicação com a empresa, e chegou a ser apurada pelo Procon-SP, além de fazer parte de uma ação do Ministério Público contra 22 defeitos no Compass. Agora, é a vez do Procon-MG apurar o caso, tomando como base o Renegade.
O órgão solicita que os proprietários que identificarem o problema em seus veículos repassem informações.
"Caso o proprietário desse modelo se depare com problemas relacionados à peça que envolve o trocador de calor e/ou problemas de vazamento do líquido de arrefecimento no câmbio automático, deve repassar as informações ao Procon-MG. As informações deverão ser encaminhadas para o e-mail pj14consumidor@mpmg.mp.br até o dia 20 de julho de 2023 com os seguintes dados", afirmou, por meio de nota.
Sobre o tema, a Stellantis afirmou que, com total transparência e seriedade, disponibiliza produtos da mais alta tecnologia e segurança e que respeitam a legislação em vigor.
"Oferecemos produtos reconhecidos e premiados, com engenharia, desenvolvimento e qualidade globais, e que já receberam várias premiações nacionais e internacionais, além de serem vencedores em muitos comparativos na imprensa especializada. Não existem vícios de produto, problemas crônicos ou falhas de projeto. Quaisquer dúvidas, sugerimos que os clientes procurem nossas concessionárias credenciadas ou os canais oficiais de atendimento."
Outros processos
UOL Carros teve acesso a diversos processos de clientes da Jeep sobre o problema do câmbio automático. Iniciados entre 2022 e 2023, nenhum deles teve desfecho, assim como a ação movida pelo Ministério Público sobre os 22 supostos defeitos do Compass. No entanto, no passado, o Procon-SP pediu mudanças à montadora após apurar o caso.
Na época, o Procon-SP avaliou que a Stellantis, proprietária de Jeep e Fiat, deveria trazer no manual do proprietário informações mais claras ao consumidor a respeito do problema.
Conforme nota do órgão, à época, a Stellantis negou a existência de defeito no câmbio/trocador de calor dos veículos Fiat Argo, Cronos, Toro, Jeep Renegade e Compass. A companhia também afirmou que o problema decorre de falta ou de manutenção inadequada dos proprietários dos veículos afetados.
"Após a análise da resposta encaminhada, (...) o Procon-SP conclui que a informação contida no manual do veículo sobre possibilidade de surgimento de problemas decorrentes do uso de um fluído de arrefecimento diferente daquele original de fábrica com um aditivo não recomendado deveria ser mais claro e objetivo", diz a nota.
Por que acontece o problema
O engenheiro mecânico André De Maria, especializado em defeitos de fábrica nos veículos, da Bosch Car Service Autocentro Confiar, explica que o câmbio automático desses veículos sofre graves danos devido à corrosão do trocador de calor, que ocasionou a entrada de líquido na transmissão.
"Quando isso acontece, o componente precisa ser substituído ou reparado, por meio de serviço que é bem caro", afirma.
O que dizem os clientes
Os relatos de clientes nas redes sociais, canais de reclamação e até mesmo à coluna são sempre parecidos - o que difere é a forma como a situação foi tratada pela concessionária Jeep.
Quando o problema acontece após o fim da garantia, a situação é mais grave, mesmo que o consumidor tenha realizado todas as revisões na autorizada. Em alguns casos, a empresa até banca parte do conserto, mas em outros, o orçamento é pesado, e chega a R$ 60 mil.
Já a descrição do problema é sempre a mesma: devido à corrosão do trocador de calor - peça responsável por refrigerar o lubrificante da transmissão - o líquido do radiador invade o câmbio, causando as falhas.
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