GWM Ora: o que já sabemos sobre elétrico 'barato' que será apresentado hoje
Nos últimos dias viralizou a notícia de que a Great Wall Motors (GWM) atacaria sua conterrânea BYD com um rival para o Dolphin - compacto recém-lançado que está entre os elétricos mais baratos do país. A novidade, porém, é uma meia-verdade. O GWM Ora realmente está com data marcada para chegar ao Brasil, mas o lançamento não está diretamente ligado ao concorrente.
Segundo a coluna apurou, o hatch compacto foi homologado para o Brasil em abril, antes de a BYD apresentar o seu trunfo para o segmento de entrada dos carros elétrico, e já estava com o anúncio previsto para o Festival de Interlagos - evento de experiências automotivas realizado no autódromo paulista. No entanto, a realidade é que, sim, ambos concorrerão pelo gosto do consumidor.
A disputa chinesa elevou o nível da categoria, uma vez que o Dolphin e o Ora são maiores e mais equipados do que os modelos que já estavam à venda na faixa de R$ 150 mil, como Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e Jac E-JS1.
Como é o GWM Ora?
Nesta quinta-feira (20), durante uma coletiva de imprensa no Festival de Interlagos, a GWM deve anunciar a pré-venda do veículo. O preço ainda não foi divulgado, mas a expectativa é de que fique entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.
O portfólio da GWM é dividido em submarcas: Haval, Poer e Ora. Na China, o Ora é uma linha de produtos sob o guarda-chuva da montadora - algo parecido com Chevrolet e Cadillac para a General Motors. No país de origem, o compacto é chamado de Funky Cat, mas por aqui será apenas GWM Ora.
Com dimensões semelhantes às do BYD Dolphin, o Ora tem um design esportivo, que lembra um Mini Cooper, com detalhes como teto solar e rodas de aro 18. Virá para o país em duas opções com o mesmo motor de 171 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, a diferença é que a versão mais barata será equipada com um conjunto de baterias de 48 kWh, enquanto a topo de linha terá capacidade de 63 kWh.
A expectativa é que a versão de maior autonomia alcance 400 quilômetros. O BYD é equipado com motor de 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque. Já a bateria tem capacidade para 45 kWh.
De acordo com informações recebidas pela coluna, o lançamento oficial deve acontecer em agosto e os carros devem começar a ser entregues em outubro deste ano.
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