Assaltos em movimento: como se proteger de ataques na Radial Leste de SP
Dois vídeos sobre a ação de bandidos na Radial Leste mostram como os criminosos não escolhem suas vítimas aleatoriamente na capital paulista. Um deles exibe dois jovens atacando um carro que está com as janelas abaixadas e roubando pertences do motorista. Uma segunda câmera flagra outro integrante da quadrilha, que fica em cima de uma passarela, na região do Parque Dom Pedro 2º, identificando as melhores vítimas e avisando aos outros ladrões o momento certo de agir.
Sobre os vídeos, a Polícia Civil informou que três casos registrados na última sexta-feira (18) pela Delegacia Eletrônica são investigados pelo 8° DP (Brás). Em nota, ainda afirmou que imagens de câmeras de segurança estão sob análise.
O policial federal Fábio Henriques, especialista em defesa pessoal e autodefesa urbana, explica que as imagens mostram que há cada vez mais inteligência envolvida nos assaltos de rua. "Eles estão com um criminoso avançado fazendo a seleção de vítima e com comunicação em tempo real para facilitar a ação. E quem vai rodar? O motorista distraído", alerta.
Apesar de os bandidos estarem cada vez mais espertos na hora de selecionar um alvo, a população também pode usar a inteligência para reduzir as chances de ser abordado. "É preciso ter atenção no entorno, estado de alerta e consciência situacional. Eles estão escolhendo vítimas igual no mundo animal, vão nos mais fracos, distraídos e doentes", compara Henriques.
Como passar despercebido por bandidos
No trânsito, é sempre melhor passar despercebido aos olhos dos criminosos, ou seja, não deixar eles perceberem se o seu carro transporta a uma mulher sozinha ou cinco pessoas fortes. Isso porque, sempre que podem, os ladrões e sequestradores evitam o fator surpresa.
Uma dica importante é evitar adesivar o seu carro com desenhos que revelam o seu estilo de vida, como "bebê a bordo", logo de clubes e academias de alto padrão e até imagens que dão pistas de que o carro é de uma mulher, por exemplo.
Um acessório que pode deixar o interior do seu veículo mais discreto são as películas automotivas. Os vidros claros ajudam "predadores" à espreita identificar o comportamento do alvo.
"É fácil ver o que se passa dentro de um carro sem película, o criminoso sabe quem está lá dentro, se está atento ao seu redor ou distraído? Outra vantagem do acessório é que, normalmente, quando se tentar quebrar o vidro, a película adesiva segura o estilhaços, tornando o roubo mais difícil", explica Fábio Henriques.
O especialista recomenda ainda andar sem objetos de valor à vista, como bolsas, celulares, carteiras e relógios. "O ladrão sempre espera um vacilo, uma oportunidade para atacar. Para cada vítima escolhida, muitas outras foram dispensadas. O agressor escolhe a vítima mais fácil: a que está desgarrada do grupo, desatenta ou demora mais do que o normal para fazer tarefas simples", alerta.
O Manual de Autoproteção da Polícia Militar de São Paulo também faz recomendações semelhantes sobre o que fazer para evitar furtos e assaltos. Uma delas é evitar parar em semáforos com vidros abertos e portas destravadas.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário