Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
ReportagemCarros

Caminhoneiro famoso rifa caminhão arqueado com 17 multas e 87 pontos

Com mais de 600 mil inscritos no Youtube e 280 mil seguidores no Instagram, Paulo Landim é conhecido por compartilhar o dia a dia da sua vida de caminhoneiro nos Estados Unidos. No entanto, além da vida de profissional das estradas, o influenciador tem outra atividade: divulga sorteios, as chamadas "rifas", de veículos e quantias em dinheiro nas redes sociais, com foco em seus seguidores brasileiros. A mais recente delas foi de um caminhão arqueado com 17 multas e 87 pontos acumulados.

O veículo sorteado foi um Ford Cargo 2428 de 2009, avaliado em R$ 190 mil pela Tabela Fipe, com alterações na suspensão, como dianteira rebaixada e traseira arqueada. Apesar de diversos adesivos remetendo a Paulo Landim e Cabelo Batateiro, outro caminhoneiro famoso nas redes sociais e embaixador da moda "arqueada", o caminhão em questão estava, até o sorteio da rifa, no nome de uma terceira pessoa.

O caminhão, usado normalmente para transportar verduras, levou recentemente uma doação ao Hospital do Amor, antigo Hospital do Câncer, em Barretos (SP), mas também tem levado muitas multas.

UOL Carros teve acesso ao Resumo das Autuações e Penalidades Cadastradas entre maio de 2022 e maio de 2023 no DER-SP. O veículo em questão tem 17 autuações abertas, algumas delas por excesso de velocidade, fuga de pedágio e viagem sem o disco diagrama do tacógrafo. A mais grave, no valor de R$ 1.467,35, foi por ter o condutor flagrado com o exame toxicológico vencido. Ao todo, as multas somam aproximadamente R$ 4,5 mil e 87 pontos.

De acordo com o advogado Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito e integrante do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo), o novo dono não herdará a pontuação, mas precisará pagar as multas para regularizar o caminhão.

"A pontuação vai para quem era o proprietário ao tempo das infrações. O novo proprietário apenas deverá arcar com os débitos de imposto, multa e taxa de licenciamento atrasados", explica.

UOL Carros entrou em contato com Landim e com o ganhador do sorteio para questionar se houve um aviso prévio sobre a situação do veículo e entender quem arcaria com os débitos, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem.

Rifas online não são autorizadas

Apesar dos prêmios, comumente, serem entregues após o sorteio, esse tipo de ação é ilegal no Brasil. Chamados pelos próprios realizadores de rifas, sorteios deste tipo não têm registro nos órgãos competentes e se tornaram uma prática extremamente rentável.

Continua após a publicidade

Muitos organizadores até tentam passar a impressão de legalidade ao dizer que as rifas promovidas são filantropia premiável e os sorteios realizados pela Loteria Federal. De fato, essa modalidade de sorteio existe e nada mais é do que um título de capitalização emitido por instituições financeiras sob autorização da Susep (Superintendência de Seguros Privados), cujo resgate é destinado a entidades beneficentes.

Contudo, a prática não prevê a venda de cotas individualmente, e sim a aquisição do título, que dá direito a um ou mais "números da sorte" para concorrer a prêmios. Além da filantropia premiável, sorteios também podem ser realizados mediante certificado de autorização da Secap (Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria), órgão do Ministério da Economia. Nesse caso, a comercialização de números também é proibida.

Conforme a Secap, é permitido a uma empresa sortear veículos e outros bens "por meio da venda de seus produtos" - ou seja, uma determinada quantia gasta dá direito a um ou mais números para concorrer aos prêmios. É o que costuma acontecer em ações promocionais de shoppings, por exemplo. Cabe às entidades citadas fiscalizar as empresas e investigar eventuais suspeitas ou denúncias de irregularidades.

Caminhão arqueado também é ilegal

Caminhão arqueado rifado com multas
Caminhão arqueado rifado com multas Imagem: Reprodução

O policial rodoviário federal Sousa Dantas, chefe da divisão de Policiamento Trânsito de Brasília, esclarece que, para estar dentro da lei, a elevação da traseira do caminhão não pode ultrapassar dois graus, o que equivale a uma altura de 3,5 centímetros - há caminhões arqueados cuja altura da traseira chega a dois metros. Mesmo com a altura correta, a alteração deve constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Continua após a publicidade

Segundo informações de Rodrigo Kleinubing, engenheiro especialista em acidentes de trânsito, caminhões desse tipo são verdadeiras máquinas de matar. Isso porque, alterando características originais, não é mais possível garantir os mesmos parâmetros de estabilidade e frenagem do veículo.

"A alteração mexe com dois itens que não devem ser mudados: a suspensão e o sistema de freios. Mexer no projeto original coloca em risco a segurança do caminhoneiro e de outras pessoas que transitam pelas estradas".

Rodrigo alerta que os acidentes envolvendo veículos de carga com traseira elevada podem ser muito mais graves, considerando o grande número de batidas de carros de passeio atrás de caminhões nas rodovias devido à diferença de velocidade média.

"Elevar a traseira incentiva o fenômeno de o carro entrar sob o caminhão em caso de batidas. Tínhamos esse problema sério no Brasil, que foi resolvido com a obrigação das placas retrorrefletoras e dos para-choques. Esse tipo de acidente é altamente letal porque quando um carro entra embaixo do caminhão é muito comum que os passageiros da frente sejam decapitados", alerta o especialista.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes