Paula Gama

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ID.4: como VW vai faturar mais de R$ 60 milhões sem vender nenhum carro

Apesar de não estar à venda no Brasil, o SUV elétrico ID.4 pode render cerca de R$ 60 milhões aos cofres da Volkswagen - ou bem mais do que isso. O modelo inaugura uma divisão de carros: os que estão disponíveis apenas para locação. A partir de R$ 9.990 por mês, o marca alemã terá 250 unidades para assinatura no país.

Dentro do VW Sign&Drive, serviço de carro por assinatura da Volkswagen, é possível alugar o modelo por 24 meses - com preço de R$ 9.990,00 - já com todos os serviços do programa: manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador. Dentro desse pacote, é possível rodar até 1,5 mil km por mês.

Para quem precisa circular mais, existem duas outras possibilidades: o pacote de 2 mil km mensais, por R$ 11.490, e o de 2,5 mil, de R$ 11.890. É cobrado R$ 1,50 por cada quilômetro excedido da franquia. Como estamos falando de um carro elétrico, a Volkswagen oferece, em parceria com a Greenv, a locação e compra de uma wallbox, ou seja, um carregador caseiro, que sai por R$ 599 o aluguel ou R$ 7.649 para compra.

Apesar de o pacote incluir seguro, existe uma coparticipação de R$ 20 mil por parte do locatário em caso de sinistros, como colisões de perda parcial, perda total, furto e roubo.

Pagando entre R$ 3.869 e R$ 4.300 a mais por mês, a depender do pacote de quilômetros escolhido, o cliente ainda pode levar o carro blindado para casa. Todos esses opcionais aumentariam o faturamento da Volkswagen para mais de R$ 60 milhões sem, de fato, vender um único carro - isso, claro, se todos os modelos disponíveis forem alugados.

O modelo é a opção mais cara do programa de assinaturas da Volkswagen, que tem como veículo de entrada a picape Saveiro, a partir de R$ 1.899, seguida pelo Polo Track, a partir de R$ 1.999.

O ID.4

O Volkswagen ID.4 é um elétrico de tração traseira
O Volkswagen ID.4 é um elétrico de tração traseira Imagem: Guilherme Menezes/UOL

O modelo é uma promessa de longa data da Volkswagen para o Brasil. Começou a aparecer em eventos da marca em 2021, mas só passou a, de fato, ser oferecido para o público há dois meses, sempre dentro do pacote de assinatura. O destaque do SUV é que o conjunto elétrico é montado sobre o eixo traseiro, oferecendo tração apenas nas rodas traseiras, um apelo esportivo diferente da maioria dos carros, que têm tração dianteira
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O motor de 150 kW entrega 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Já a bateria de 77 kW tem uma autonomia de 522 km no ciclo WLTP e de 370 km na avaliação do Inmetro. O ID.4 possui sistema de recarga rápida que é capaz de completar até 80% da carga em aproximadamente 40 minutos, considerando um carregador a recarga DC (150 kW).

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