Paula Gama

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ReportagemCarros

Silverado chega ao Brasil com a intenção de ser a picapona mais equilibrada

Se os índices econômicos do país fossem medidos pela venda de picapes de luxo, poderíamos dizer que o Brasil está crescendo de vento em popa. Até o fim de 2023, a expectativa é de que o nosso mercado de veículos super-premium - entre R$ 450 mil e R$ 600 mil - cresça 45%, movimentando R$ 8 bilhões, de acordo com a General Motors (GM), grupo que controla a Chevrolet. E as picapes grandes são responsáveis por 50% dessas vendas. Nesse contexto, a marca norte-americana traz de volta ao país a Silverado, concorrente de Ford F- 150 e Ram 1500.

Apesar de ter entrega prevista para a virada do ano, 700 unidades já foram comercializadas na pré-venda, sendo 500 delas em apenas 90 minutos. O modelo é vendido em versão única, a High Country, por R$ 519.990, e passou por uma avaliação de primeiras impressões da coluna durante um evento de lançamento no Pantanal sul-matogrossense - onde foi lançada a primeira geração, em 1997.

Se no passado a Silverado era oferecida apenas com cabine simples, agora é líder no segmento do quesito espaço interno e dimensões externas. São 5,9 m de comprimento, 2 m de largura, 1,9 m de altura e 3,74 m de distância entre-eixos, que impacta diretamente no espaço da cabine. A aposta da GM é ser o modelo mais equilibrado, que tenha pontos fortes o suficiente para driblar as vantagens das concorrentes.

Por fora, ela segue a tendência do segmento e, como as rivais, tem grade imponente e - na única versão comercializada no país - detalhes em cromado. O cromo, aliás, faz parte do DNA desse tipo de picape nos Estados Unidos. Mesmo quando as marcas oferecem opções sem os detalhes espalhafatosos, normalmente as mais chamativas levam a preferência do público. No caso da Silverado, há um meio-termo, pois a Chevrolet utilizou o chamado Ice Chrome, que é fosco.

No entanto, se os detalhes em cromado são um pouco mais discretos, por fora os retrovisores chamam bastante atenção. Eles são elétricos, bipartidos e o tamanho pode ser considerado ao de um notebook. De acordo com a Chevrolet, eles podem ser configurados para ficar ainda mais "esticados", ou longe da porta, para que o condutor tenha melhor visão se estiver usando um reboque. Durante o test-drive, no entanto, senti a peça vibrando demais, principalmente no trecho off-road.

Os retrovisores são gigantes e bipartidos
Os retrovisores são gigantes e bipartidos Imagem: Divulgação

Os faróis Full Led possuem ativação automática e o estribo e tampa traseira têm acionamento elétrico. As rodas são de 20 polegadas e os pneus são todo-terreno.

Interior de milhões

O interior tem detalhes em couro, madeira, cromo e black piano
O interior tem detalhes em couro, madeira, cromo e black piano Imagem: Divulgação
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Não é só por fora que a picape grande chama atenção pelo tamanho. Por dentro, como esperado para a categoria, há muito espaço. Um console central bem grande separa o motorista do passageiro. Além de servir como apoio de braço, também é um grande porta-objetos para evitar que eles fiquem rolando pela cabine. O acabamento é em couro, madeira, detalhes em cromado e black piano.

Por falar em conforto, há ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura, bancos e volante com regulagem elétrica e climatização, sistema de áudio premium Bose e teto solar. Esse último, porém, não é panorâmico como o das concorrentes, 1500 e F150, mas apenas dianteiro. Olhando por dentro, o degrau entre o teto solar e o restante do teto do veículo incomoda um pouco, já que foi necessário usar o espaço para acomodar o vidro.

Como anda

Abaixo do capô, a picape tem o motor V8 da família do Camaro, mas com uma nova programação. O propulsor a gasolina tem 5.3 litros, entrega 360 cv de potência a 5.600 rpm e torque de 52,9 kgfm de torque a 4.100 rpm associado a uma transmissão automática de 10 marchas.

O destaque não está na potência, que é menor do que a da concorrência, mas no consumo. Ele é capaz de otimizar a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem. A tecnologia DFM (Dynamic Fuel Management) adequa automaticamente a quantidade de cilindros ativos de acordo com a necessidade instantânea, permitindo 17 combinações. Como resultado, o modelo da Chevrolet percorre 6 km/l na cidade e 7,2 na estrada pelo padrão do Inmetro.

O modelo é equipado com tração integral nas quatro rodas, diferencial blocante e controle eletrônico de aclive e declive. O condutor também pode configurar o mapa de calibração do veículo para diferentes situações: Off-Road, Normal e Esporte. A versão também possui o off-road disponível na Z71 nos Estados Unidos, que adiciona pneus todo-terreno, amortecedores Rancho, assistente de declive e assoalho reforçado para proteger o motor e câmbio dos obstáculos fora da estrada.

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Caçamba para ser usada

Uma câmera permite que a carga seja vigiada pela central multimídia
Uma câmera permite que a carga seja vigiada pela central multimídia Imagem: Divulgação

Não falta vocação off-road para a Silverado, mas a caçamba foi pensada para ser útil em dois cenários: quando for usada como porta-malas e para trabalho. São 1.781 litros de capacidade volumétrica; 12 ganchos internos para amarração e tomada de alta voltagem (220V).

Para facilitar o dia a dia, a tampa traseira tem abertura e fechamento elétricos, tanto pela chave quanto por um botão. Há um degrau integrado ao pára-choque e o estribo muda de posição, através de um botão acionado com os pés, para dar acesso à parte da caçamba mais próxima à cabine. Outro destaque é uma câmera que permite o acompanhamento da carga durante a viagem pelo multimídia.

Bruta, mas tecnológica

Como aposta do segmento super-premium da Chevrolet, a Silverado vem equipada com as tecnologias mais avançadas da marca. Há assistentes de condução, como alerta de colisão e atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro, ambos com frenagem autônoma de emergência; alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e assistente de manutenção em faixa; resposta automática em caso de acidente e botão SOS do OnStar.

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Também há controle de cruzeiro adaptativo, seletor eletrônico de marchas, painel digital configurável de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 13,4 polegadas, Head Up Display com projeção de informações do veículo na base do para-brisa, banco com memórias de ajuste e opção de alerta vibratório, retrovisor interno com câmera e visão 360 graus com múltiplos sensores para manobras.

No entanto, quando o assunto é tecnologia, a principal novidade é a conectividade, com a estreia do Google Built-in, que agrega Google Assistant, Google Maps e o Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para importar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal sem a necessidade de ter um celular conectado. A ferramenta também pode ser conectada a uma Alexa.

Ao volante

Percorri um trajeto de cerca de 300 km com a Silverado, destes, 60 eram de estrada de terra. A picape, de fato, é estradeira. A posição de dirigir bem alta dá bastante visão de todo o cenário e o motor tem fôlego para carregar suas duas toneladas e meia até mesmo em ultrapassagens. Também agrada o tratamento acústico, já que mesmo em alta velocidade o silêncio reina na cabine, e o acerto da suspensão para o asfalto.

Na estrada de chão o comportamento é diferente, obviamente. Estávamos com a caçamba vazia, o que dificulta um pouco a avaliação, já que a suspensão foi planejada para levar 716 kg. No entanto, ainda assim, o movimento solto do eixo traseiro - de feixe de molas semi-elípticas - incomodou nas curvas e terrenos com pequenas pedras. A sensação melhorou ao acionar a tração 4x4, mas ainda gostaria de checar se há mais firmeza com a caçamba cheia.

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Reportagem

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