Paula Gama

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Toyota x Honda: o que já sabemos sobre novos SUVs 'baratos' no Brasil

Não é novidade que os SUVs se tornaram uma preferência nacional. Para atender ao público de entrada, as rivais japonesas Toyota e Honda devem apresentar dois novos produtos para o segmento. A proposta, dessa vez, é ter uma alternativa mais acessível ao Corolla Cross e ao HR-V, respectivamente. Entram em cena Yaris Cross e Elevate para concorrer com Fiat Pulse, Chevrolet Tracker, entre outros SUVs compactos.

Se as novidades chegassem ao mercado hoje, ficariam na faixa dos R$ 130 mil, considerando que Honda HR-V e Toyota Corolla Cross partem de R$ 150 mil e R$ 160 mil, respectivamente. A chegada do Yaris Cross será, provavelmente, mais adiantada em relação ao Elevate, com produção iniciada em 2024. O Honda deve chegar até 2026.

O Yaris Cross será um pouco menor que o Corolla Cross, e teve custar em torno de R$ 130 mil
O Yaris Cross será um pouco menor que o Corolla Cross, e teve custar em torno de R$ 130 mil Imagem: Toyota/Divulgação

Construído sobre a plataforma DNGA da Daihatsu, uma alternativa mais econômica à TNGA, o Yaris Cross dará origem à nova geração do Yaris Sedan no Brasil, deixando em segundo plano o modelo hatch. Produzido no país, as opções de motorização incluirão a já conhecida 1.5 flex da linha Yaris e uma configuração híbrida composta por um motor 1.5 flex e um motor elétrico. Esse será o terceiro veículo híbrido flex da montadora no Brasil.

Em mercados internacionais, o conjunto híbrido alcança uma potência combinada de 111 cv, com 90 cv provenientes do motor a combustão a gasolina e 80 cv do motor elétrico. No entanto, devido a motorização flex, o Yaris Cross nacional pode superar esses números.

A bateria de íons de lítio, com capacidade de 0,7 kWh, tornará o Yaris Cross o primeiro híbrido plug-in produzido pela Toyota no Brasil. Ele será, naturalmente, menor do que o Corolla Cross, mas com dimensões próximas, de 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e uma distância entre eixos de 2,62 m - contra 4,46 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de entre-eixos do irmão maior.

Na Europa, há opção de central multimídia com 7 ou 12,3 polegadas
Na Europa, há opção de central multimídia com 7 ou 12,3 polegadas Imagem: Toyota/Divulgação

No modelo renovado na Europa, o painel de instrumentos é digital, disponível em tamanhos de 7 ou 12,3 polegadas, e a central multimídia pode ser equipada com telas de 9 ou 10,4 polegadas. O veículo também incorporou sistema pré-colisão, alerta de esquecimento de objetos e crianças no banco traseiro, bem como monitoramento lateral para abertura segura das portas.

Honda Elevate ou WR-V

O Honda Elevate (WR-V) chega a ser um pouco maior do que o HR-V, mas será mais acessível
O Honda Elevate (WR-V) chega a ser um pouco maior do que o HR-V, mas será mais acessível Imagem: Honda/Divulgação
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A Honda patenteou no país o novo WR-V, conhecido por Elevate em diversos mercados. Assim como o antigo WR-V, ele está sendo comercializado na Índia. Trata-se de um SUV compacto destinado a ser uma alternativa mais acessível ao Honda HR-V, apesar de suas dimensões maiores. Com 4,31 metros de comprimento, 1,79 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,65 metros entre eixos, o Elevate supera o HR-V em algumas medidas.

Interior do Honda Elevate
Interior do Honda Elevate Imagem: Divulgação

Sob o capô, o Honda Elevate abriga um motor 1.5 aspirado a gasolina, proporcionando 112 cv de potência e 14,7 kgfm de torque. Disponível com transmissão manual de seis marchas ou CVT de sete velocidades, a Honda descarta, na Índia, por enquanto, uma versão híbrida devido aos custos, mas considera lançar uma versão elétrica nos próximos anos.

O Elevate segue a tendência do teto bicolor
O Elevate segue a tendência do teto bicolor Imagem: Divulgação

Com planos de expansão para mercados emergentes, incluindo a possibilidade de chegar ao Brasil, o Honda Elevate concorre com modelos como Hyundai Creta e Volkswagen Taigun (T-Cross) na Índia.

Baseado na plataforma do Honda City, o Elevate tem como foco o espaço interno, uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas e um pacote abrangente de assistência à condução, tornando-o uma forte aposta da Honda para conquistar espaço no mercado brasileiro. E o detalhe mais chocante: no mercado indiano, ele tem 10 anos de garantia.

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