Empresário anuncia investimento bilionário para fabricar 'Tesla' brasileiro
![Model 459, o 'Tesla brasileiro' que pode ser produzido ainda em 2024, segundo empresário Model 459, o 'Tesla brasileiro' que pode ser produzido ainda em 2024, segundo empresário](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/68/2024/01/07/lecar-model-459-1704666879657_v2_900x506.jpg)
Elon Musk, dono e comandante da Tesla. serve de inspiração para o empresário Flávio Figueiredo Assis, que, junto com seus sócios, afirma estar investindo R$ 1,1 bilhão de recursos próprios na criação da Lecar - que, segundo ele, começa a operar ainda neste ano, fortemente inspirada na marca norte-americana de veículos 100% elétricos.
O projeto é ousado: implantar uma fábrica em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e produzir 300 carros por mês a partir de dezembro.
A expectativa do empresário é de, em cinco anos, estar produzindo 50 mil carros por mês e empregando 5 mil pessoas. De acordo com Assis, o projeto já está em andamento, e o protótipo do carro da Lecar, batizado como Model 459 e movido exclusivamente a baterias, já está na fase final de construção e deve partir para homologação nos próximos dias. As imagens do 459 que ilustram essa reportagem são projeções de computador.
"Estamos finalizando a montagem do protótipo para enviá-lo para uma série de testes de impacto e avaliações de desempenho e segurança em Londres. O processo de homologação deve demorar em torno de nove meses, por isso, pretendemos começar a produzir a partir de dezembro", projeta.
![Primeiro protótipo do Lecar Model 459 está em fase final de construção, diz empresário Primeiro protótipo do Lecar Model 459 está em fase final de construção, diz empresário](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/6f/2024/01/07/lecar-model-459-1704667077348_v2_750x421.jpg)
O modelo em questão é um sedã com cerca de 400 km de autonomia, com preço estimado em R$ 279 mil. Apesar de haver uma área de "pré-reserva" no site da Lecar, o empresário sustenta que as primeiras unidades só serão vendidas após a produção. A proposta é que o veículo seja carregado de 0 a 80% com 25 minutos.
De acordo com Flávio Assis, a linha de produção, em Caxias do Sul começará a ser desenhada quando o Model 459 for para a homologação. Ele afirma que já existe uma cadeia de fornecedores montada, a maior parte delas, da região da cidade da serra gaúcha, onde já existem outras fábricas automotivas. O empresário estuda o lançamento de IPO (oferta pública inicial) da empresa para 2025.
![Projeção de computador mostra como foi concebida a cabine do Lecar Model 459 Projeção de computador mostra como foi concebida a cabine do Lecar Model 459](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/98/2024/01/07/lecar-model-459-1704666973425_v2_750x421.jpg)
"Todos os fornecedores estão sendo selecionados na fase de projeto e vão continuar produzindo depois. Quando começarmos a produzir, eles já estarão prontos para atender a gente".
Conforme Assis, cerca de 35% das peças do Lecar Model 459 serão importadas da China. Motores e baterias virão do fabricante chinês Wiston O restante será produzido no Brasil.
"Nosso país é privilegiado, com matéria prima apropriada e abundante para a produção de carros 100% elétricos", afirma.
Tesla brasileira?
![Detalhe do seletor do câmbio e do console central do sedã da Lecar; previsão é de importar 35% das peças da China Detalhe do seletor do câmbio e do console central do sedã da Lecar; previsão é de importar 35% das peças da China](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/f0/2024/01/07/lecar-model-459-1704667018790_v2_750x421.jpg)
Flávio Figueiredo Assis não nega que a sua empresa tem inspiração na Tesla. Assim como a montadora de Elon Musk, Flávio quer que as vendas do Lecar sejam remotas e tenha pequenas plantas regionais para prestar assistência técnica.
Ele afirma que a sua equipe é composta por 30 funcionários diretos e cerca de 180 indiretos e chegou a desmontar um Tesla para avaliar o respectivo processo de produção.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receber"Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de dióxido de carbono, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto", finaliza.
Após o Model 459, a proposta é lançar o Lecar Pop, um elétrico "acessível", com preço em torno de R$ 100 mil e 200 km de autonomia. Esse valor foi estimado com base nos incentivos fiscais aos elétricos existentes em países como China e Estados Unidos, que no Brasil hoje são escassos.
"Precisamos que o governo [brasileiro] se conscientize sobre a importância dos carros elétricos e crie uma política de incentivos a fim de termos preços mais competitivos", destaca Assis.
Carro eletrificado: caminho sem volta?
![Flávio Assis, fundador da Lecar Flávio Assis, fundador da Lecar](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/06/2024/01/05/model-459-o-tesla-brasileiro-1704493112357_v2_450x450.jpg)
Conforme Assis, a aposta na eletrificação veicular, na verdade, é um caminho sem volta por causa da legislação.
O Proconve L8, na nova fase do programa brasileiro de controle de poluição veícular. será dividido em três fases: a primeira, prevista para 2025, depois 2027 e 2029.
Gradualmente, o governo vai reduzir o limite máximo de emissão de poluentes de carros à venda no país. A partir de 2027, o cenário ficará mais complicado para os veículos à combustão, pois os limites serão bem mais baixos - é muito provável que só carros híbridos e elétricos se enquadrem.
Mas tem um detalhe: os limites não são para modelos, mas para montadoras. Ou seja, o coeficiente de emissões de todos os carros de uma marca será somado e a média deve estar dentro da norma. Por isso, se um portfólio tiver, por exemplo, três carros elétricos e um a combustão, pode ser que passe na peneira.
"É por causa dessa Lei que algumas montadoras fecharam fábricas no país e outras vão produzir só eletrificados. É por isso que planejamos vender 50 mil carros por mês em 2030. O clima não permite mais prorrogações, mas se os limites forem adiados, vamos ajustar o projeto, reduzir expectativas, mas nosso compromisso de produzir no país seguirá", afirma.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário