Paula Gama

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ReportagemCarros

Empresário anuncia investimento bilionário para fabricar 'Tesla' brasileiro

Elon Musk, dono e comandante da Tesla. serve de inspiração para o empresário Flávio Figueiredo Assis, que, junto com seus sócios, afirma estar investindo R$ 1,1 bilhão de recursos próprios na criação da Lecar - que, segundo ele, começa a operar ainda neste ano, fortemente inspirada na marca norte-americana de veículos 100% elétricos.

O projeto é ousado: implantar uma fábrica em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e produzir 300 carros por mês a partir de dezembro.

A expectativa do empresário é de, em cinco anos, estar produzindo 50 mil carros por mês e empregando 5 mil pessoas. De acordo com Assis, o projeto já está em andamento, e o protótipo do carro da Lecar, batizado como Model 459 e movido exclusivamente a baterias, já está na fase final de construção e deve partir para homologação nos próximos dias. As imagens do 459 que ilustram essa reportagem são projeções de computador.

"Estamos finalizando a montagem do protótipo para enviá-lo para uma série de testes de impacto e avaliações de desempenho e segurança em Londres. O processo de homologação deve demorar em torno de nove meses, por isso, pretendemos começar a produzir a partir de dezembro", projeta.

Primeiro protótipo do Lecar Model 459 está em fase final de construção, diz empresário
Primeiro protótipo do Lecar Model 459 está em fase final de construção, diz empresário Imagem: Divulgação

O modelo em questão é um sedã com cerca de 400 km de autonomia, com preço estimado em R$ 279 mil. Apesar de haver uma área de "pré-reserva" no site da Lecar, o empresário sustenta que as primeiras unidades só serão vendidas após a produção. A proposta é que o veículo seja carregado de 0 a 80% com 25 minutos.

De acordo com Flávio Assis, a linha de produção, em Caxias do Sul começará a ser desenhada quando o Model 459 for para a homologação. Ele afirma que já existe uma cadeia de fornecedores montada, a maior parte delas, da região da cidade da serra gaúcha, onde já existem outras fábricas automotivas. O empresário estuda o lançamento de IPO (oferta pública inicial) da empresa para 2025.

Projeção de computador mostra como foi concebida a cabine do Lecar Model 459
Projeção de computador mostra como foi concebida a cabine do Lecar Model 459 Imagem: Divulgação

"Todos os fornecedores estão sendo selecionados na fase de projeto e vão continuar produzindo depois. Quando começarmos a produzir, eles já estarão prontos para atender a gente".

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Conforme Assis, cerca de 35% das peças do Lecar Model 459 serão importadas da China. Motores e baterias virão do fabricante chinês Wiston O restante será produzido no Brasil.

"Nosso país é privilegiado, com matéria prima apropriada e abundante para a produção de carros 100% elétricos", afirma.

Tesla brasileira?

Detalhe do seletor do câmbio e do console central do sedã da Lecar; previsão é de importar 35% das peças da China
Detalhe do seletor do câmbio e do console central do sedã da Lecar; previsão é de importar 35% das peças da China Imagem: Divulgação

Flávio Figueiredo Assis não nega que a sua empresa tem inspiração na Tesla. Assim como a montadora de Elon Musk, Flávio quer que as vendas do Lecar sejam remotas e tenha pequenas plantas regionais para prestar assistência técnica.

Ele afirma que a sua equipe é composta por 30 funcionários diretos e cerca de 180 indiretos e chegou a desmontar um Tesla para avaliar o respectivo processo de produção.

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"Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de dióxido de carbono, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto", finaliza.

Após o Model 459, a proposta é lançar o Lecar Pop, um elétrico "acessível", com preço em torno de R$ 100 mil e 200 km de autonomia. Esse valor foi estimado com base nos incentivos fiscais aos elétricos existentes em países como China e Estados Unidos, que no Brasil hoje são escassos.

"Precisamos que o governo [brasileiro] se conscientize sobre a importância dos carros elétricos e crie uma política de incentivos a fim de termos preços mais competitivos", destaca Assis.

Carro eletrificado: caminho sem volta?

Flávio Assis, fundador da Lecar
Flávio Assis, fundador da Lecar Imagem: Divulgação

Conforme Assis, a aposta na eletrificação veicular, na verdade, é um caminho sem volta por causa da legislação.

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O Proconve L8, na nova fase do programa brasileiro de controle de poluição veícular. será dividido em três fases: a primeira, prevista para 2025, depois 2027 e 2029.

Gradualmente, o governo vai reduzir o limite máximo de emissão de poluentes de carros à venda no país. A partir de 2027, o cenário ficará mais complicado para os veículos à combustão, pois os limites serão bem mais baixos - é muito provável que só carros híbridos e elétricos se enquadrem.

Mas tem um detalhe: os limites não são para modelos, mas para montadoras. Ou seja, o coeficiente de emissões de todos os carros de uma marca será somado e a média deve estar dentro da norma. Por isso, se um portfólio tiver, por exemplo, três carros elétricos e um a combustão, pode ser que passe na peneira.

"É por causa dessa Lei que algumas montadoras fecharam fábricas no país e outras vão produzir só eletrificados. É por isso que planejamos vender 50 mil carros por mês em 2030. O clima não permite mais prorrogações, mas se os limites forem adiados, vamos ajustar o projeto, reduzir expectativas, mas nosso compromisso de produzir no país seguirá", afirma.

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