BYD negocia nova fábrica em MG em investida para carro elétrico 'nacional'
Os planos da BYD de produzir carros elétricos no Brasil parecem estar avançando. A chinesa está negociando a aquisição da Sigma Lithium, a maior mineradora de lítio do Brasil - material utilizado na fabricação de baterias para veículos elétricos. A informação foi publicada, inicialmente, pelo Financial Times e confirmada pelo UOL.
De acordo com a reportagem do jornal inglês, Alexandre Baldy, conselheiro da marca no Brasil, chegou a afirmar que o montante envolvido nessa transação está estimado em cerca de US$ 2,9 bilhões, equivalente a mais de R$ 14 bilhões.
À coluna, a BYD do Brasil disse que "registra que houve uma reunião entre a direção da empresa e a presidente da Sigma no mês passado, mas um acordo de confidencialidade entre as partes não permite a divulgação de detalhes".
A Sigma Lithium opera uma mina de lítio situada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Se efetuada, a transação é o primeiro passo para a marca chinesa realizar a promessa de construir uma fábrica de baterias no país.
Fábrica na Bahia
A BYD planeja a implementação das três fábricas previstas na Bahia, onde fará chassis para ônibus e caminhões elétricos, automóveis híbridos e elétricos, e processamento de lítio e ferro fosfato para atender ao mercado externo. O investimento total do grupo chinês no Estado será de R$ 3 bilhões.
Durante a cerimônia de oficialização do acordo entre a chinesa e o governo baiano para que ficasse com a fábrica que era da Ford, em Camaçari, a CEO Stella Li prometeu um centro de desenvolvimento de tecnologia na Bahia, com a proposta de transformar o estado em um "Vale do Silício", região americana que abriga muitas startups e empresas globais de tecnologia, como Apple, Facebook e Google.
O primeiro modelo projetado seria um híbrido plug-in flex. O novo conjunto deve equipar o Song Plus, que será um dos carros produzidos na fábrica.
A empresa de tecnologia chinesa produzirá mais quatro veículos no complexo baiano, entre eles o Dolphin, uma picape e o elétrico subcompacto Seagull (que deve se chamar Dolphin Mini por aqui), de 3,78 m de comprimento, 2,50 m de distância entre-eixos, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura. O quinto produto seria inédito.
A BYD está no Brasil desde 2015. A empresa tem fábricas em Campinas, onde faz chassis de ônibus elétricos e módulos fotovoltaicos para painéis solares, e em Manaus, onde faz desde 2020 baterias de fosfato de ferro-lítio
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