Banidos do Uber: veja os carros excluídos das categorias Comfort e Black
A Uber efetuou nova mudança em sua frota, eliminando veículos que faziam parte das categorias Comfort e Black - que oferecem possibilidade de carros mais espaçosos, novos e com acabamento mais sofisticado. Dentre os modelos retirados da lista estão Lexus ES, Porsche Cayman, Ford Territory e Honda CR-V.
Desde o início de 2024, uma lista de 44 carros foi banida da Uber. O que chama atenção é que veículos que poderiam ser muito apreciados pelos consumidores não passam no crivo da companhia. Apesar de não serem mais permitidos nas categorias de luxo, motoristas desses modelos podem continuar trabalhando nas categorias mais baratas de corridas, mas a plataforma não informa se algum desses modelos "premium" foi de fato cadastrado.
De acordo com a Uber, no caso da categoria Black, a mais sofisticada da plataforma, os motoristas parceiros precisam cumprir alguns requisitos: ter realizado pelo menos 100 viagens com a Uber em qualquer categoria de mobilidade em quatro rodas e manter a média de avaliações dos usuários acima de 4,85 estrelas.
Os carros precisam ter quatro portas e idade veicular de no máximo 9 anos (ou seja, em 2024, são aceitos carros fabricados de 2015 em diante). Em todas as cidades com Uber Black, são aceitos carros nas cores: preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom e branco.
Entre os modelos disponíveis para fazer viagens pela categoria, os mais populares, de acordo com a Uber, são Toyota Corolla, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta.
A empresa explica que os veículos permitidos nas categorias Comfort e Black são definidos com base em critérios como espaço interno maior, porta-malas com pelo menos 300 litros e cor do veículo (para Uber Black). Para entrar na categoria Comfort, o carro precisa ter ar-condicionado, quatro portas, cinco lugares e fabricação a partir de 2014.
Não são aceitos, em nenhuma categoria de viagem, carros com placa vermelha, picapes e vans.
Modelos populares saem de cena
Na categoria Comfort, que tem foco em espaço interno, modelos como Volkswagen Voyage, Fiat Siena/Gran Siena, Chevrolet Joy Plus e Ford Ka Sedan, que eram muito utilizados pelos motoristas até o ano passado, passaram a ser impedidos de circular.
Segundo a Uber, a plataforma "revisa os critérios de modelos incluídos no Uber Comfort periodicamente, a partir de pesquisas nas quais os usuários apontam os motivos mais importantes para a decisão de pedir viagens na categoria. Essa revisão é importante para manter o Comfort atrativo e estimular sua adoção pelos usuários".
Ainda segundo a empresa, nas pesquisas, esses modelos, entre outros, foram apontados como tendo espaço interno insuficiente para atender às expectativas dos usuários, portanto deixarão a categoria Comfort a partir deste mês.
Carros banidos da categoria Comfort:
Veja os carros excluídos a partir de 2024 da categoria Black:
- Land Rover Freelander
- Mitsubishi Pajero TR4
- Suzuki Grand Vitara
- Suzuki Vitara
- Ford Edge
- Ford Focus
- Ford Territory
- Toyota Corolla Fielder
- Toyota Hilux
- Audi RS 7
- Citroen C4L
- Citroen C5
- Peugeot 2008
- Peugeot 408
- Peugeot 508
- Renault Fluence
- Chery Tiggo 3X
- JAC Motors T6
- Lifan X60
- Honda CR-V
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberQuer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.