Novo SUV? Retorno do VW Gol é anunciado por Prefeitura de Taubaté
Uma publicação feita no Instagram da Prefeitura de Taubaté deixou os apaixonados pelo veterano Gol empolgados nesta segunda-feira (29). De acordo com a administração do município, onde fica localizada uma das fábricas da Volkswagen no Brasil, a montadora voltará a produzir o modelo a partir de 2025. A Volkswagen nega a informação (ver abaixo).
A prefeitura foi além e estimou que o preço do veículo deve ficar entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, o que reforça os rumores de que o hatch passará por um 'upgrade' e pode retornar ao mercado como um SUV compacto.
A Prefeitura de Taubaté afirmou ainda que a Volkswagen fará um investimento de R$ 1 bilhão para a produção no novo Gol e que a medida gerará empregos.
Apesar dos detalhes, a Volkswagen afirma que as informações não são verdadeiras e a publicação acabou sendo retirada do perfil no Instagram. Procurada pela coluna, a prefeitura não se posicionou até o fechamento desta reportagem.
"A Volkswagen do Brasil informa que a publicação realizada nas redes sociais sobre investimentos da marca na região e a retomada da produção do Volkswagen Gol não são verdadeiras. Informações oficiais sobre o novo ciclo de investimentos da marca no Brasil serão comunicados no dia 2 de fevereiro de 2024. A Volkswagen reforça que repudia qualquer tipo de fake news e sempre preza pela verdade e transparência em suas informações", disse a marca por meio de nota.
Prefeitura já deu outras pistas
Essa não é a primeira publicação da Prefeitura de Taubaté sobre o futuro da Volkswagen na cidade. Em novembro de 2023, a administração fez um comunicado à imprensa afirmando que funcionários da fábrica da Volkswagen no município haviam aprovado acordo coletivo da montadora.
De acordo com a nota, a decisão dos metalúrgicos teve alguns aspectos positivos, como a manutenção dos empregos da unidade até 2028 e "a criação de 137 postos de trabalho a partir de janeiro de 2024 para produção de um novo SUV compacto, previsto para ser lançado em 2025". Atualmente, a Volkswagen tem cerca de 3.100 funcionários em Taubaté e produz o Polo Track.
Como lembrado pelo Motor1, em diversos momentos o ex-CEO da Volkswagen da América Latina, Pablo Di Si, afirmou que o Gol era um nome muito forte para se perder. Um dessas ocasiões foi em 2021, ao anunciar o novo ciclo de investimentos. Na época, já especulava-se que o hatch de entrada poderia se tornar um SUV compacto produzido em Taubaté.
E o Polo?
Desde que o Gol saiu de linha, o Polo Track foi classificado como substituto. Se a chegada de um SUV compacto for real, ele permanecerá com essa função. Nesse caso, o "novo Gol", ou qualquer outro nome que receber, ficaria abaixo no Nivus, concorrendo diretamente com o Fiat Pulse, que parte de R$ 100 mil, e Renault Kardian, que chega em breve ao mercado.
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