Carnaval sem perrengue: como conseguir carro por app e não pagar fortuna
Com o Carnaval se aproximando, milhares de foliões estão se preparando para curtir os blocos de rua em São Paulo. No entanto, um dos desafios mais comuns enfrentados é conseguir um carro de aplicativo em meio a uma multidão de pessoas com o mesmo objetivo. Com a demanda alta e as ruas lotadas, garantir um transporte rápido, seguro e com preço justo pode parecer uma tarefa difícil.
UOL Carros entrou em contato com os principais aplicativos de transporte e também com a Associação de Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp) e reuniu algumas para facilitar a vida do folião.
1- Planeje-se para pagar menos: Para evitar a tão temida tarifa dinâmica, que deixa as corridas mais caras em locais com alta demanda, a recomendação é sair de casa com antecedência. Outra dica é mapear pontos próximos ao destino final que sejam seguros, mas não tão cobiçados quanto a concentração do bloquinho, por exemplo. Na hora de ir embora, vale sair da muvuca para chamar o carro, sempre buscando pontos seguros para acionar o aplicativo.
2- Cuidado ao usar diferentes aplicativos: Em alguns casos, um app pode ter mais motoristas disponíveis do que outros. Por isso, verificar o tempo de espera em diferentes opções, como Uber, 99, InDrive e Mobiliza SP, pode ser uma boa ideia. Mas não solicite a corrida em várias empresas, pois o motorista irá se deslocar e você terá que pagar até mesmo pela viagem que não fizer.
3- Tá caro? Negocie: Uma opção para evitar os altos preços é usar aplicativos que permitem negociação entre o motoristas e o passageiro, como o InDrive e a opção 99 Negocia, no próprio aplicativo da 99.
4- Evite cancelamento: De acordo com Eduardo Lima de Souza, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo (Amasp), em momentos de alta demanda é preciso ter alguns cuidados para o motorista não cancelar.
A primeira dica é não colocar mais de quatro passageiros no mesmo carro. Estão em cinco? Chame dois carros. Também é importante facilitar para os motoristas em relação a regiões com muito trânsito. Se você vai para o Anhembi, por exemplo, opte por descer um pouco antes. Combine isso antecipadamente. Muitos recusam corridas porque ficam muito tempo presos no trânsito depois de deixar o passageiro
5- Seja mais criterioso ao entrar no carro: Com tanta gente pedindo carros de aplicativo ao mesmo tempo durante o Carnaval, o risco de entrar em um automóvel errado é ainda maior. O perigo aumenta se o condutor do veículo estiver mal-intencionado. Por isso, principalmente depois de consumir bebida alcoólica, aumente a atenção à placa do veículo e ao nome do motorista.
6- Bebida alcoólica: tanto a Uber quanto a 99 recomendam que motos não sejam solicitadas por pessoas que consumiram bebida alcoólica.
"É importante frisar que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos os envolvidos, portanto, caso tenha consumido bebida alcoólica, opte por solicitar um carro, não moto! Isso porque é fundamental que o usuário tenha plenas condições de se manter equilibrado durante as viagens com moto", alerta a Uber.
7. Use os recursos de segurança: os aplicativos de transporte disponibilizam ferramentas de proteção antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas. Recursos como compartilhamento de rota, gravação de áudio e ligação para a polícia também ficam disponíveis durante as viagens.
8. Seja empático com seus amigos: Aqui o apelo é da própria colunista. Ao perceber que um integrante da galera passou do ponto e não é capaz de tomar decisões por conta própria, acompanhe-o até em casa ou outro lugar seguro, de preferência na companhia de pessoas de confiança. Apesar de as plataformas de aplicativo recomendarem os seus motoristas sobre passageiros alcoolizados, seja empático e jamais deixe um amigo ou colega em uma situação de vulnerabilidade.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário