Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Hyundai sem Caoa? Quais serão os lançamentos da nova fase da marca

Depois de um processo de "divórcio" que chegou à Justiça, Hyundai e Caoa decidiram mudar o status da relação de forma amigável. A parceria, iniciada em 1999, quando a Caoa começou a importar carros da marca, dividia a operação da sul-coreana no Brasil: de um lado, a Hyundai Motor Brasil (HMB) cuidava dos carros nacionais, de outro, a distribuidora brasileira era responsável pelos veículos importados.

O arranjo tirava da marca a autonomia sobre o portfólio oferecido no mercado brasileiro, e também limitava o crescimento, mas o cenário mudou.

A partir de agora, a Caoa cede os direitos de importação e distribuição para a operação da Hyundai Motor Brasil (HMB). Em contrapartida, irá ganhar uma participação financeira nas vendas. Com isso, a HMB fica responsável por todas as vendas no Brasil. A rede de concessionárias, até então separada, também foi unificada para que todas as lojas possam vender o portfólio completo da marca no país.

Outra novidade que faz parte do acordo é que a fábrica da Caoa em Anápolis (GO) será usada para montar novos veículos Hyundai, além de peças. A planta tem capacidade para a produção de 300 mil carros por ano, mas também será usada para a produção de carros da Chery. A Hyundai já possui uma planta em Piracicaba (SP), no entanto, ela já opera em sua capacidade máxima de 200 mil carros por ano.

O que vem por aí?

Concorrente do Toyota SW4, o Santa Fe pode chegar em 2025
Concorrente do Toyota SW4, o Santa Fe pode chegar em 2025 Imagem: Divulgação/Hyundai

Com as novidades, a Hyundai Motor Brasil irá investir R$ 5,4 bilhões no país para aumentar seu portfólio. A marca já confirmou a chegada de quatro carros: o comercial HR e o Tucson para as próximas semanas, além do crossover 100% elétrico Ioniq 5 e do SUV de grande porte Palisade, na versão de 8 lugares, que chegarão no segundo semestre. Os dois últimos serão trazidos da Coreia do Sul têm a missão de aumentar o desejo dos clientes pela marca.

Mais dois modelos serão apresentados em 2025, e serão montados na fábrica da Caoa, em Goiás. Entre as opções estão os SUVs Kona, concorrente do Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, e Santa Fe, rival do Toyota SW4, em suas variáveis de propulsão a combustão, híbrida ou elétrica. De acordo com a Hyundai, também há espaço para outros modelos, principalmente aqueles que já construíram forte imagem junto ao consumidor brasileiro, como os sedans Elantra, Sonata e Azera.

"Todo o portfólio global da Hyundai terá sua comercialização no Brasil agilizada, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo. Com isso, vamos promover de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade uma vez que diversas soluções de mobilidade inteligente também estão sendo consideradas", diz Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

Continua após a publicidade
O Hyundai Kona híbrido é uma das possibilidades para brigar com Corolla Cross e Haval 6
O Hyundai Kona híbrido é uma das possibilidades para brigar com Corolla Cross e Haval 6 Imagem: Divulgação/Hyundai

A versão atualizada do SUV Tucson nacional já começa a ser vendida neste segundo trimestre em uma única versão. O caminhão HR também tem início das vendas no segundo trimestre e virá em uma única configuração. Ioniq 5 e Palisade terão campanha de pré-venda prevista para o começo do segundo semestre. Os preços ainda não foram informados.

Próximos lançamentos

Tucson

Hyundai Tucson
Hyundai Tucson Imagem: Divulgação/Hyundai

Produzido na planta de Anápolis (GO), o SUV chega no segundo trimestre de 2024 com design exterior atualizado e novos equipamentos. Conta agora com itens como botão de partida (Start/Stop), acesso ao veículo sem uso de chave, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, ar-condicionado Dual Zone, central de entretenimento com tela touch de 7 polegadas, conectividade com Android Auto e Carplay e Bluetooth, carregador de celular por indução, sensor crepuscular, retrovisores externos com desembaçador, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), assistente em aclives e declives e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Continua após a publicidade

Caminhão HR

Hyundai HR
Hyundai HR Imagem: Divulgação/Hyundai

O Hyundai HR também é produzido em Anápolis (GO) e chegará em breve às lojas em versão atualizada para adequação aos níveis de emissões determinados pelo Proconve L7. O modelo é equipado com motor 2.5 litros Turbo Diesel, combinado ao câmbio manual de 6 marchas e torque máximo de 26 kgfm. O HR dispensa a necessidade de habilitação específica para caminhões, podendo ser utilizada apenas a CNH na categoria B.

Ioniq 5

Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 Imagem: Divulgação/Hyundai

Previso para o segundo semestre, o crossover elétrico será o primeiro modelo eletrificado da Hyundai no Brasil, e tem como principais concorrentes os Volvo XC40 e C40. Com bateria de 72,6 kWh, terá 305 cavalos de potência e 500 km de autonomia.

Continua após a publicidade

Palisade

Hyundai Palisade
Hyundai Palisade Imagem: Divulgação

O Hyundai Palisade será o primeiro SUV de oito lugares à venda no Brasil. Será equipado com motor 3.8 V6 de 295 cavalos de potência e 36 kgfm de torque. Com tração 4x4, sairá de fábrica com diversos recursos de condução semiautônoma. Será lançado ainda em 2024.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.