Hyundai sem Caoa? Quais serão os lançamentos da nova fase da marca
Depois de um processo de "divórcio" que chegou à Justiça, Hyundai e Caoa decidiram mudar o status da relação de forma amigável. A parceria, iniciada em 1999, quando a Caoa começou a importar carros da marca, dividia a operação da sul-coreana no Brasil: de um lado, a Hyundai Motor Brasil (HMB) cuidava dos carros nacionais, de outro, a distribuidora brasileira era responsável pelos veículos importados.
O arranjo tirava da marca a autonomia sobre o portfólio oferecido no mercado brasileiro, e também limitava o crescimento, mas o cenário mudou.
A partir de agora, a Caoa cede os direitos de importação e distribuição para a operação da Hyundai Motor Brasil (HMB). Em contrapartida, irá ganhar uma participação financeira nas vendas. Com isso, a HMB fica responsável por todas as vendas no Brasil. A rede de concessionárias, até então separada, também foi unificada para que todas as lojas possam vender o portfólio completo da marca no país.
Outra novidade que faz parte do acordo é que a fábrica da Caoa em Anápolis (GO) será usada para montar novos veículos Hyundai, além de peças. A planta tem capacidade para a produção de 300 mil carros por ano, mas também será usada para a produção de carros da Chery. A Hyundai já possui uma planta em Piracicaba (SP), no entanto, ela já opera em sua capacidade máxima de 200 mil carros por ano.
O que vem por aí?
Com as novidades, a Hyundai Motor Brasil irá investir R$ 5,4 bilhões no país para aumentar seu portfólio. A marca já confirmou a chegada de quatro carros: o comercial HR e o Tucson para as próximas semanas, além do crossover 100% elétrico Ioniq 5 e do SUV de grande porte Palisade, na versão de 8 lugares, que chegarão no segundo semestre. Os dois últimos serão trazidos da Coreia do Sul têm a missão de aumentar o desejo dos clientes pela marca.
Mais dois modelos serão apresentados em 2025, e serão montados na fábrica da Caoa, em Goiás. Entre as opções estão os SUVs Kona, concorrente do Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, e Santa Fe, rival do Toyota SW4, em suas variáveis de propulsão a combustão, híbrida ou elétrica. De acordo com a Hyundai, também há espaço para outros modelos, principalmente aqueles que já construíram forte imagem junto ao consumidor brasileiro, como os sedans Elantra, Sonata e Azera.
"Todo o portfólio global da Hyundai terá sua comercialização no Brasil agilizada, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo. Com isso, vamos promover de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade uma vez que diversas soluções de mobilidade inteligente também estão sendo consideradas", diz Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.
A versão atualizada do SUV Tucson nacional já começa a ser vendida neste segundo trimestre em uma única versão. O caminhão HR também tem início das vendas no segundo trimestre e virá em uma única configuração. Ioniq 5 e Palisade terão campanha de pré-venda prevista para o começo do segundo semestre. Os preços ainda não foram informados.
Próximos lançamentos
Tucson
Produzido na planta de Anápolis (GO), o SUV chega no segundo trimestre de 2024 com design exterior atualizado e novos equipamentos. Conta agora com itens como botão de partida (Start/Stop), acesso ao veículo sem uso de chave, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, ar-condicionado Dual Zone, central de entretenimento com tela touch de 7 polegadas, conectividade com Android Auto e Carplay e Bluetooth, carregador de celular por indução, sensor crepuscular, retrovisores externos com desembaçador, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), assistente em aclives e declives e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
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O Hyundai HR também é produzido em Anápolis (GO) e chegará em breve às lojas em versão atualizada para adequação aos níveis de emissões determinados pelo Proconve L7. O modelo é equipado com motor 2.5 litros Turbo Diesel, combinado ao câmbio manual de 6 marchas e torque máximo de 26 kgfm. O HR dispensa a necessidade de habilitação específica para caminhões, podendo ser utilizada apenas a CNH na categoria B.
Ioniq 5
Previso para o segundo semestre, o crossover elétrico será o primeiro modelo eletrificado da Hyundai no Brasil, e tem como principais concorrentes os Volvo XC40 e C40. Com bateria de 72,6 kWh, terá 305 cavalos de potência e 500 km de autonomia.
Palisade
O Hyundai Palisade será o primeiro SUV de oito lugares à venda no Brasil. Será equipado com motor 3.8 V6 de 295 cavalos de potência e 36 kgfm de torque. Com tração 4x4, sairá de fábrica com diversos recursos de condução semiautônoma. Será lançado ainda em 2024.
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