Carros da BYD têm garantia de 5 anos, mas cheia de pegadinhas; confira
Nos últimos anos, o mercado automotivo tem vivido um fenômeno: enquanto os carros de algumas marcas têm apresentado defeitos crônicos, outras, têm oferecido garantias maiores para aumentar a confiabilidade do consumidor. É o caso das asiáticas Hyundai, Toyota e, mais recentemente, BYD. A questão é que muitos clientes da chinesa têm se surpreendido com "pegadinhas".
Desde que chegou ao mercado brasileiro, um dos destaques da marca de eletrificados é a garantia de cinco anos ou 500 mil quilômetros. Mas, na prática, o prazo não vale para todos os casos. De acordo com próprio manual do Dolphin, por exemplo, para fins comerciais, dentre eles, uso como táxi e para locação, a garantia cai para dois anos ou 100 mil km, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Até mesmo para os clientes "pessoa física", ou seja, os que fazem o uso comum do carro, existem coberturas de itens com prazo inferior aos cinco anos anunciados.
UOL Carros conversou com um proprietário de Dolphin que percebeu isso.
"Quando comprei o carro, me disseram que tinha cinco anos de garantia e que o sistema elétrico tinha oito. Para a minha surpresa, não é verdade, o carregador tem garantia de apenas um ano - o mesmo prazo é destinado à central multimídia, componentes da caixa de suspensão e de direção", diz o empresário, que preferiu não ser identificado.
O que diz a BYD
Consultamos o manual de manutenção e garantia de todos os modelos da BYD e, de fato, existem prazos diferentes para os chamados "itens especiais" - veja lista abaixo. As limitações são legais já que, de acordo com a legislação brasileira, bens duráveis como carros devem ter garantia obrigatória de 90 dias. O restante, é um acordo entre cada empresa e seus clientes.
Questionada sobre os prazos diferentes para determinadas peças, a marca se limitou a dizer que "o BYD Dolphin veio para mudar o mercado, já são quase 10 mil unidades vendidas e cria-se, assim, um novo segmento de carros elétricos com proprietários muito satisfeitos com a qualidade, o desempenho e a eficiência do modelo".
A BYD acrescenta que "opta por deixar públicas todas as condições no momento de compra do carro e sempre está ouvindo o mercado, os consumidores e as demandas dos proprietários, visando melhorar todos os seus processos e deixar a experiência de compra ainda mais especial para o consumidor. Até por isso acabou de anunciar uma mudança na garantia do multimídia de um para três anos."
'Limites especiais' da garantia, segundo os manuais da BYD
Sistema de luzes externas
Faróis, lanternas e luzes indicadoras de direção (não aplicável para lâmpadas convencionais)
Uso não comercial: 24 meses ou 60 mil km
Uso comercial: 12 meses ou 60 mil km
Tomada de recarga
Uso não comercial e comercial: 24 meses ou 60 mil km
Carregador
Uso não comercial e comercial: 12 meses
Bateria 12 V
Uso não comercial e comercial: 12 meses ou 20 mil km
Amortecedores
Dianteiros, traseiros e tampa traseira
Uso não comercial e comercial: 12 meses ou 30 mil km
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberComponentes da suspensão e caixa de direção
Braços da suspensão, bieletas, barra estabilizadora, direção assistida com braços axiais
Uso não comercial e comercial: 12 meses ou 30 mil km
Rolamentos de rodas
Uso não comercial e comercial: 12 meses ou 30 mil km
Borrachas
Batente das portas, vedações, coxins e coifas
Uso não comercial: 12 meses ou 30 mil km
Uso comercial: 3 meses ou 10 mil km
Multimídia
Uso não comercial e comercial: 3 anos
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário