Paula Gama

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Carros da BYD têm garantia de 5 anos, mas cheia de pegadinhas; confira

Nos últimos anos, o mercado automotivo tem vivido um fenômeno: enquanto os carros de algumas marcas têm apresentado defeitos crônicos, outras, têm oferecido garantias maiores para aumentar a confiabilidade do consumidor. É o caso das asiáticas Hyundai, Toyota e, mais recentemente, BYD. A questão é que muitos clientes da chinesa têm se surpreendido com "pegadinhas".

Desde que chegou ao mercado brasileiro, um dos destaques da marca de eletrificados é a garantia de cinco anos ou 500 mil quilômetros. Mas, na prática, o prazo não vale para todos os casos. De acordo com próprio manual do Dolphin, por exemplo, para fins comerciais, dentre eles, uso como táxi e para locação, a garantia cai para dois anos ou 100 mil km, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

Até mesmo para os clientes "pessoa física", ou seja, os que fazem o uso comum do carro, existem coberturas de itens com prazo inferior aos cinco anos anunciados.

UOL Carros conversou com um proprietário de Dolphin que percebeu isso.

"Quando comprei o carro, me disseram que tinha cinco anos de garantia e que o sistema elétrico tinha oito. Para a minha surpresa, não é verdade, o carregador tem garantia de apenas um ano - o mesmo prazo é destinado à central multimídia, componentes da caixa de suspensão e de direção", diz o empresário, que preferiu não ser identificado.

O que diz a BYD

Consultamos o manual de manutenção e garantia de todos os modelos da BYD e, de fato, existem prazos diferentes para os chamados "itens especiais" - veja lista abaixo. As limitações são legais já que, de acordo com a legislação brasileira, bens duráveis como carros devem ter garantia obrigatória de 90 dias. O restante, é um acordo entre cada empresa e seus clientes.

Questionada sobre os prazos diferentes para determinadas peças, a marca se limitou a dizer que "o BYD Dolphin veio para mudar o mercado, já são quase 10 mil unidades vendidas e cria-se, assim, um novo segmento de carros elétricos com proprietários muito satisfeitos com a qualidade, o desempenho e a eficiência do modelo".

A BYD acrescenta que "opta por deixar públicas todas as condições no momento de compra do carro e sempre está ouvindo o mercado, os consumidores e as demandas dos proprietários, visando melhorar todos os seus processos e deixar a experiência de compra ainda mais especial para o consumidor. Até por isso acabou de anunciar uma mudança na garantia do multimídia de um para três anos."

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'Limites especiais' da garantia, segundo os manuais da BYD

Sistema de luzes externas
Faróis, lanternas e luzes indicadoras de direção (não aplicável para lâmpadas convencionais)
Uso não comercial: 24 meses ou 60 mil km
Uso comercial: 12 meses ou 60 mil km

Tomada de recarga
Uso não comercial e comercial: 24 meses ou 60 mil km

Carregador
Uso não comercial e comercial: 12 meses

Bateria 12 V
Uso não comercial e comercial: 12 meses ou 20 mil km

Amortecedores
Dianteiros, traseiros e tampa traseira
Uso não comercial e comercial: 12 meses ou 30 mil km

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Componentes da suspensão e caixa de direção
Braços da suspensão, bieletas, barra estabilizadora, direção assistida com braços axiais
Uso não comercial e comercial: 12 meses ou 30 mil km

Rolamentos de rodas
Uso não comercial e comercial: 12 meses ou 30 mil km

Borrachas
Batente das portas, vedações, coxins e coifas
Uso não comercial: 12 meses ou 30 mil km
Uso comercial: 3 meses ou 10 mil km

Multimídia
Uso não comercial e comercial: 3 anos

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