Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Perigos do ar-condicionado: como uso no carro pode ter vitimado casal em SP

Neste domingo (28), a morte de um casal dentro de um veículo com o ar-condicionado ligado chocou o país.

Moradores de São Carlos (SP), o empresário Renato Dias, 33, e a advogada Bianca Alves, 28, voltavam de uma viagem à Argentina, quando pararam seu carro, um Hyundai Tucson de primeira geração, em um posto, em Cajati, interior de São Paulo, para descansar.

A polícia investiga se houve vazamento de monóxido de carbono para dentro do veículo, que pode ter entrado na respectiva cabine por meio do sistema de climatização - Renato e Bianca foram encontrados sem lesões ou evidências de crime e a principal suspeita é de que tenham morrido asfixiados pelo gás, resultante da queima de combustível no motor do veículo.

Foi o que aconteceu no caso dos jovens que morreram dentro de um BMW em Balneário Camboriú (SC), em janeiro passado, segundo concluiu a perícia na época.

O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor e inodoro produzido pela queima incompleta de combustível. Primeiramente, a substância pode causar mal-estar, confusão mental e sonolência até levar à morte por asfixia.

Nos carros, esse gás tóxico geralmente é gerado no motor e deve ser expelido com segurança pelo sistema de escape. Mas algum defeito pode acabar levando esse ar para dentro da cabine por meio do ar-condicionado. No caso do BWW 320i de Balneário Camboriú, a polícia identificou que houve uma modificação no sistema de escapamento para deixar o carro mais esportivo - ainda não sabemos se algo do tipo também foi feito no Hyundai Tucson do casal de São Paulo.

Casal é encontrado morto dentro de carro em posto de gasolina de SP
Casal é encontrado morto dentro de carro em posto de gasolina de SP Imagem: Reprodução/TV Globo

Defeitos mecânicos causados pela falta de manutenção do veículo também podem gerar o vazamento do gás. É o caso de furos ou corrosão no escapamento; conexões frouxas ou danificadas; problemas no conversor catalítico - responsável por converter gases nocivos em gases menos prejudiciais antes de serem liberados para o ambiente - e até mesmo no motor, que deixa de queimar completamente o combustível, aumentando a produção de monóxido de carbono.

O engenheiro mecânico André De Maria, do Autocentro Confiar, explica que o cofre do motor fica bem próximo da captação de ar do sistema de ar-condicionado, junto ao capô do veículo.

Continua após a publicidade
Ligar ar-condicionado com carro parado por longos períodos pode trazer risco de morte
Ligar ar-condicionado com carro parado por longos períodos pode trazer risco de morte Imagem: Getty Images

"Se houver um vazamento, o ar-condicionado pode levar aquela atmosfera poluída para dentro do carro. Também há alguns espaços para a passagem de cabos no painel corta-fogo, que, se não estiverem bem vedados, como pode acontecer em carros mais rodados, podem permitir a passagem do ar contaminado", explica.

Com esses problemas, na prática, em vez de o gás ser encaminhado para a parte de trás do veículo e eliminado pelo sistema de escape, pode ficar solto no capô e ser sugado para dentro da cabine através do ar-condicionado. Para evitar problemas como esse, é recomendado realizar uma verificação completa no veículo antes de viagens longas.

Para o especialista, esse não é o único perigo, pois até mesmo carros sem problemas mecânicos podem ter a respectiva cabine contaminada por gases poluentes.

"É perigoso parar em um posto de gasolina, ou até mesmo em uma rodoviária, porque seu carro pode absorver os gases de outros veículos, como ônibus e caminhões. Principalmente se o ar-condicionado estiver programado para pegar o ar de fora do carro", avalia De Maria.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.