Furto em segundos: tampa traseira da Fiat Strada é o novo alvo dos bandidos
Os furtos e roubos de veículos em São Paulo tiveram aumento em 2023 em relação ao ano anterior.
De acordo com um estudo feito pela B4 Risk, com dados da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista, o furto e o roubo de veículos tiveram um aumento de 8,2% em comparação ao mesmo período no ano passado - de 53,1 mil casos para 57,5 mil.
E a violência não está restrita aos veículos inteiros, tem se tornado cada vez mais comum o furto de peças, e o novo alvo dos ladrões é a tampa traseira da Fiat Strada, que é um dos veículos novos mais vendidos do Brasil.
A tampa traseira da geração anterior da Strada é o alvo da vez. Equipada com um sistema de remoção rápida que permite que seja retirada em poucos segundos, sem a necessidade de ferramentas, ela é um prato cheio para os "amigos do alheio".
Basta abrir a tampa, desengatar os cabos de suporte, incliná-la para um ângulo ligeiramente maior que 90 graus e deslizar lateralmente para desencaixar as dobradiças. Esse design facilita a retirada rápida e prática da tampa traseira, no entanto, a facilidade também tem sido usada por criminosos.
Nas redes sociais, vídeos mostrando a ação de criminosos ao furtar o equipamento viralizaram. O motivo é simples: a peça chega a custar mais de R$ 1,5 mil em sites de compra e venda.
Rodrigo Boutti, diretor de operações da Sat Company, explica que roubos e furtos estão diretamente ligados ao mercado ilegal de peças.
"As peças são enviadas para todo o Brasil. Quando alguém compra um produto no mercado ilegal, está deixando o seu próprio veículo mais exposto à ação dos bandidos, pois a demanda por peças cresce. É um ciclo que se retroalimenta", alerta.
É nesse momento que entra o consumidor final - que, mesmo com "boa-fé", pode acabar cometendo um crime que prevê de um a quatro anos de reclusão. O Código Penal brasileiro trata como receptação culposa a falta de cuidado quanto à origem do objeto comprado ou recebido que tenha origem criminosa.
Ou seja, se alguém compra a peça de um automóvel na internet por um preço mais interessante, sem nota fiscal nem garantia de procedência, pode estar cometendo esse crime, mesmo que não tenha a intenção de fazê-lo.
A lei fala em "adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte".
Boutti explica que é preciso tomar um cuidado extra na hora de comprar as peças pela internet, principalmente em sites em que pessoas físicas podem colocar produtos à venda.
"A chance dessas peças virem de desmanches ilegais e de carros roubados é muito grande. Se você vende em uma loja física, precisa atender à Lei do Desmanche, ou seja, tem que comprovar a origem da peça. Mas se você compra pela internet, sem saber se é uma loja que está comercializando, corre o risco de comprar uma peça roubada ou falsificada. É importante verificar sempre se o vendedor é confiável."
O que diz a Fiat
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberDe acordo com a Fiat, esse tipo de furto é bem fácil de ser evitado: basta deixar a tampa trancada.
"A funcionalidade, que equipava a geração anterior da Fiat Strada produzida até 2020, somente é possível quando a tampa não está trancada e foi concebida para facilitar o transporte de carga. Portanto, a possibilidade de remoção da tampa da caçamba não é um problema do veículo".
Em alguns relatos nas redes sociais, no entanto, proprietários da Strada informam que os bandidos têm se atualizado, usando equipamentos para destrancá-la.
Por isso, o mercado entrega adaptações, como uma trava "anti-furto" na dobradiça.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário