Paula Gama

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Sopa de letrinhas: por que a Volvo decidiu trocar o nome dos seus carros

A Volvo anunciou a mudança de nomes dos seus modelos elétricos para alinhar melhor a identidade da marca com sua transição para a eletrificação total.

Na linha 2025, que chega ao Brasil a partir de julho, os modelos XC40 Recharge e C40 serão rebatizados como EX40 e EC40, respectivamente.

Essa mudança faz parte da nova estratégia da Volvo, que visa diferenciar claramente seus veículos totalmente elétricos dos híbridos e de combustão interna.

Nos mercados onde o XC40 ainda é oferecido em versões híbridas, o nome será mantido.

A letra "E" dos novos veículos indica "Electric" e será exclusiva para os modelos totalmente movidos a bateria.

A Volvo pretende abandonar os motores a combustão até 2030, tornando-se uma marca 100% elétrica. Por enquanto, no entanto, os híbridos plug-in XC60 e XC90 continuarão à venda no Brasil com a nomenclatura antiga.

Sopa de letrinhas

O EC40 também ganhará versão na cor Sand Dune
O EC40 também ganhará versão na cor Sand Dune Imagem: Divulgação

A nomenclatura da Volvo segue um sistema específico:

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XC: SUVs a combustão ou híbridos

EX: SUVs totalmente elétricos

C: cupês a combustão ou híbridos

EC: cupês totalmente elétricos

S: sedãs a combustão ou híbridos

ES: sedãs totalmente elétricos

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V: peruas a combustão ou híbridos

EV: peruas totalmente elétricas

Os números seguintes às letras indicam a série do modelo, com algarismos mais altos geralmente representando veículos maiores e mais luxuosos.

Por exemplo, o EX40 é um SUV elétrico de porte médio para compacto, enquanto o EX90 é um SUV elétrico de grande porte.

Mudança é restrita ao nome

EX40 Black Edition, com detalhes escurecidos, não virá para o Brasil
EX40 Black Edition, com detalhes escurecidos, não virá para o Brasil Imagem: Divulgação
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Apesar de chegarem com novos nomes, os elétricos da Volvo não terão mais mudanças por ora.

O EX40 mede 4,42 metros de comprimento, 1,85 metros de largura, 1,65 metros de altura e 2,70 metros de distância entre-eixos, com um porta-malas de 432 litros.

Já o EC40 tem 4,44 metros de comprimento, 1,87 metros de largura, 1,59 metros de altura e a mesma distância entre-eixos, com um porta-malas de 413 litros.

A dupla mantém os conjuntos elétricos anteriores à mudança de nome.

A configuração com um único motor elétrico e tração traseira tem 238 cv e baterias de 69 kWh, com autonomia de 367 km para o EX40 e de 355 km para o EC40, segundo o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Com dois motores elétricos, a tração é integral e a potência sobe para 408 cv, com baterias de 78 kWh, resultando em autonomias de 348 km no EX40 e de 352 km no EC40.

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Apesar de anunciar a chegada dos SUVs elétricos com novos nomes, a Volvo deixou de fora algumas novidades da linha 2025 introduzidas no mercado europeu.

No Brasil, não estarão disponíveis o novo modo de condução "Performance" nem o kit de estilo Black Edition - com detalhes como rodas e emblemas escurecidos.

O modo Performance é um pacote opcional que atualiza o software para aumentar a potência para 442 cv . Na Europa e nos Estados Unidos, proprietários poderão baixar a atualização para ter esse upgrade. Quem sabe, as novidades chegam por em um futuro próximo.

Atualmente, o XC40 parte de R$ 342.950 e o C40, de R$ 359.950.

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*Viagem a convite da Volvo Car Brasil

Reportagem

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