Sopa de letrinhas: por que a Volvo decidiu trocar o nome dos seus carros
A Volvo anunciou a mudança de nomes dos seus modelos elétricos para alinhar melhor a identidade da marca com sua transição para a eletrificação total.
Na linha 2025, que chega ao Brasil a partir de julho, os modelos XC40 Recharge e C40 serão rebatizados como EX40 e EC40, respectivamente.
Essa mudança faz parte da nova estratégia da Volvo, que visa diferenciar claramente seus veículos totalmente elétricos dos híbridos e de combustão interna.
Nos mercados onde o XC40 ainda é oferecido em versões híbridas, o nome será mantido.
A letra "E" dos novos veículos indica "Electric" e será exclusiva para os modelos totalmente movidos a bateria.
A Volvo pretende abandonar os motores a combustão até 2030, tornando-se uma marca 100% elétrica. Por enquanto, no entanto, os híbridos plug-in XC60 e XC90 continuarão à venda no Brasil com a nomenclatura antiga.
Sopa de letrinhas
A nomenclatura da Volvo segue um sistema específico:
XC: SUVs a combustão ou híbridos
EX: SUVs totalmente elétricos
C: cupês a combustão ou híbridos
EC: cupês totalmente elétricos
S: sedãs a combustão ou híbridos
ES: sedãs totalmente elétricos
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Quero receberV: peruas a combustão ou híbridos
EV: peruas totalmente elétricas
Os números seguintes às letras indicam a série do modelo, com algarismos mais altos geralmente representando veículos maiores e mais luxuosos.
Por exemplo, o EX40 é um SUV elétrico de porte médio para compacto, enquanto o EX90 é um SUV elétrico de grande porte.
Mudança é restrita ao nome
Apesar de chegarem com novos nomes, os elétricos da Volvo não terão mais mudanças por ora.
O EX40 mede 4,42 metros de comprimento, 1,85 metros de largura, 1,65 metros de altura e 2,70 metros de distância entre-eixos, com um porta-malas de 432 litros.
Já o EC40 tem 4,44 metros de comprimento, 1,87 metros de largura, 1,59 metros de altura e a mesma distância entre-eixos, com um porta-malas de 413 litros.
A dupla mantém os conjuntos elétricos anteriores à mudança de nome.
A configuração com um único motor elétrico e tração traseira tem 238 cv e baterias de 69 kWh, com autonomia de 367 km para o EX40 e de 355 km para o EC40, segundo o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Com dois motores elétricos, a tração é integral e a potência sobe para 408 cv, com baterias de 78 kWh, resultando em autonomias de 348 km no EX40 e de 352 km no EC40.
Apesar de anunciar a chegada dos SUVs elétricos com novos nomes, a Volvo deixou de fora algumas novidades da linha 2025 introduzidas no mercado europeu.
No Brasil, não estarão disponíveis o novo modo de condução "Performance" nem o kit de estilo Black Edition - com detalhes como rodas e emblemas escurecidos.
O modo Performance é um pacote opcional que atualiza o software para aumentar a potência para 442 cv . Na Europa e nos Estados Unidos, proprietários poderão baixar a atualização para ter esse upgrade. Quem sabe, as novidades chegam por em um futuro próximo.
Atualmente, o XC40 parte de R$ 342.950 e o C40, de R$ 359.950.
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*Viagem a convite da Volvo Car Brasil
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