Paula Gama

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Por que o Citroën C3 parece que vai 'levantar voo' quando está parado

O Citroën C3 caiu nas graças dos compradores por ser um modelo compacto e econômico, porém com 'porte' de SUV - uma característica muito desejada pelos consumidores atualmente. No entanto, há algo que tem intrigado muitos proprietários: o barulho que ele faz quando está parado.

Esse ruído peculiar é causado pelo eletroventilador do radiador, uma peça fundamental para o funcionamento do veículo. Mas, afinal, por que um item tão comum pode causar alvoroço?

O eletroventilador do radiador é um dispositivo responsável por auxiliar no resfriamento do motor. Ele entra em ação quando o carro está parado ou em baixa velocidade, momentos em que o fluxo de ar natural não é suficiente para manter a temperatura ideal do motor. Quando ativado, o ventilador gera um ruído que, no caso do Citroën C3, pode ser mais perceptível e até assustador para quem não está familiarizado com o som.

Mariana Silveira, proprietária de um Citroën C3, conta que, nos primeiros dias após a compra de seu veículo, o barulho do eletroventilador a preocupou.

"Comecei a reparar no barulho quando o carro estava com um mês de comprado. Fui à concessionária e o mecânico me informou que era normal, devido a uma peça que ventila o radiador. Depois disso, aprendi a conviver, mas confesso que nos primeiros dias me assustei, achei que fosse um defeito. A sensação é que o carro vai levantar voo, com barulho e tremor", relata Mariana.

De acordo com o gerente de pós-venda de uma concessionária Citroën, essa preocupação é comum entre os proprietários do C3 e do Aircross. "Em cada carro a peça faz um barulho diferente. De fato, o eletroventilador do C3 e do Aircross chamam atenção, pode assustar aos desavisados, mas não é um defeito. É apenas uma característica do produto", explica.

A Stellantis, empresa responsável pela marca Citroën, afirmou que monitora continuamente seus produtos junto aos clientes e identificou apenas casos pontuais relacionados ao ruído do eletroventilador, não considerados como problemas de produto.

"Fazemos um monitoramento contínuo de nossos produtos junto aos clientes e identificamos apenas casos pontuais não considerados como problemas de produto", disse a empresa em comunicado.

"O desenvolvimento dos modelos envolve milhares de testes na região, levando em conta os cenários mais adversos para garantir a qualidade e confiabilidade dos produtos. Somente o Novo C3 e o Novo Aircross rodaram nesta fase, juntos, quase 2 milhões de quilômetros por toda a América do Sul, incluindo regiões quentes com uso intenso do ar-condicionado para assegurar a robustez de todo o conjunto", completou.

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