Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
ReportagemCarros

De Corolla fake a Siena dos anos 90: como são os carros da Coreia do Norte

Na semana passada, a Coreia do Norte recebeu a histórica visita de Vladimir Putin, marcando o primeiro encontro entre os líderes russo e norte-coreano em 24 anos. Durante a visita, os dois países assinaram um acordo de cooperação militar e houve uma troca de presentes.

Putin presenteou Kim Jong-un com um luxuoso Aurus Senat, uma limusine russa de estilo 'retrô' que lembra os modelos ZIL da era soviética. Este veículo é usado oficialmente pela presidência da Rússia e é fabricado pela Aurus Motors desde 2021, em uma fábrica localizada a cerca de mil quilômetros de Moscou.

Putin e Kim fazem passeio em uma limusine russa
Putin e Kim fazem passeio em uma limusine russa Imagem: Reprodução/RT

Kim Jong-un, conhecido por sua vasta coleção de carros de luxo, adicionou este Aurus Senat à sua frota, que, segundo especialistas, inclui veículos que entraram na Coreia do Norte de forma clandestina, devido às rigorosas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, o mercado automotivo interno do país apresenta características únicas e menos conhecidas.

A Coreia do Norte, sendo um dos países mais isolados do mundo, oferece poucas informações sobre os veículos vendidos internamente. As informações chegam por meio de raros visitantes.

Uma das fontes é o China Cars Forums, que conta com a participação de entusiastas que compartilham suas descobertas. Em abril de 2021, o usuário blackflag1714 revelou que a prática de clonar carros de outras marcas continua forte no país. Um exemplo notável é o Pyeonghwa Hwiparam 1622, que é essencialmente uma cópia do Toyota Corolla da geração comercializada no Brasil entre 2015 e 2019.

Além do Hwiparam, a Pyeonghwa Motors, fundada em 1999 pela Igreja da Unificação da Coreia do Sul, produz o Junma, que é um clone do SsangYong Chairman - que, por sua vez, tem como base o Mercedes Benz W124, e o Pronto, baseado no Hyundai Porter.

A fábrica, estabelecida na Coreia do Norte em 2000, foi um símbolo da 'Política do Raio de Sol', uma iniciativa de paz da Coreia do Sul. A Pyeonghwa também colaborou com a fabricante chinesa Brilliance Auto para montar vans Jinbei Haise, que são baseadas em modelos antigos do Toyota Hiace.

 Pyeonghwa Junma é um clone do SsangYong Chairman - que, por sua vez, tem como base o Mercedes Benz W124
Pyeonghwa Junma é um clone do SsangYong Chairman - que, por sua vez, tem como base o Mercedes Benz W124 Imagem: Reprodução
Continua após a publicidade

A segunda maior fabricante automotiva do país é a Sungri Motor Plant, fundada em 1950. Entre seus veículos está o Jaju, uma cópia do Volkswagen Passat. Outro modelo produzido é o Hwiparam, que se baseia na primeira geração do Fiat Siena, lançado no Brasil em 1996. Enquanto por aqui esse modelo saiu de linha, na Coreia do Norte ele ainda é fabricado e comercializado.

Os veículos norte-coreanos são frequentemente baseados em modelos mais antigos e modificados para atender às necessidades locais. Isso se deve, em parte, à falta de acesso a novas tecnologias e componentes modernos, bem como às restrições econômicas e políticas que o país enfrenta.

A visita de Putin e o presente do Aurus Senat destacam as complexidades de um país onde o luxo e a escassez coexistem, refletindo-se também em seu mercado automotivo peculiar e adaptado às circunstâncias internas e externas.

 Sungri Hwiparam se baseia na primeira geração do Fiat Siena, lançado no Brasil em 1996
Sungri Hwiparam se baseia na primeira geração do Fiat Siena, lançado no Brasil em 1996 Imagem: Reprodução

Na Coreia do Norte, a maioria da população não possui acesso a carros particulares devido a restrições econômicas e políticas. O uso de veículos privados é um privilégio reservado principalmente à elite governamental, estrangeiros residentes e algumas empresas estatais. O transporte público é, portanto, a principal forma de locomoção para a maioria dos norte-coreanos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Continua após a publicidade
Siga o UOL Carros no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes