De Corolla fake a Siena dos anos 90: como são os carros da Coreia do Norte
![Pyeonghwa Hwiparam 1622 é essencialmente uma cópia do Toyota Corolla Pyeonghwa Hwiparam 1622 é essencialmente uma cópia do Toyota Corolla](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/e3/2024/06/27/pyeonghwa-hwiparam-1622-e-essencialmente-uma-copia-do-toyota-corolla-1719520963686_v2_900x506.jpg)
Na semana passada, a Coreia do Norte recebeu a histórica visita de Vladimir Putin, marcando o primeiro encontro entre os líderes russo e norte-coreano em 24 anos. Durante a visita, os dois países assinaram um acordo de cooperação militar e houve uma troca de presentes.
Putin presenteou Kim Jong-un com um luxuoso Aurus Senat, uma limusine russa de estilo 'retrô' que lembra os modelos ZIL da era soviética. Este veículo é usado oficialmente pela presidência da Rússia e é fabricado pela Aurus Motors desde 2021, em uma fábrica localizada a cerca de mil quilômetros de Moscou.
![Putin e Kim fazem passeio em uma limusine russa Putin e Kim fazem passeio em uma limusine russa](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/76/2024/06/20/putin-e-kim-fazem-passeio-em-uma-limusine-russa-1718914715476_v2_750x1.jpg)
Kim Jong-un, conhecido por sua vasta coleção de carros de luxo, adicionou este Aurus Senat à sua frota, que, segundo especialistas, inclui veículos que entraram na Coreia do Norte de forma clandestina, devido às rigorosas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, o mercado automotivo interno do país apresenta características únicas e menos conhecidas.
A Coreia do Norte, sendo um dos países mais isolados do mundo, oferece poucas informações sobre os veículos vendidos internamente. As informações chegam por meio de raros visitantes.
Uma das fontes é o China Cars Forums, que conta com a participação de entusiastas que compartilham suas descobertas. Em abril de 2021, o usuário blackflag1714 revelou que a prática de clonar carros de outras marcas continua forte no país. Um exemplo notável é o Pyeonghwa Hwiparam 1622, que é essencialmente uma cópia do Toyota Corolla da geração comercializada no Brasil entre 2015 e 2019.
Além do Hwiparam, a Pyeonghwa Motors, fundada em 1999 pela Igreja da Unificação da Coreia do Sul, produz o Junma, que é um clone do SsangYong Chairman - que, por sua vez, tem como base o Mercedes Benz W124, e o Pronto, baseado no Hyundai Porter.
A fábrica, estabelecida na Coreia do Norte em 2000, foi um símbolo da 'Política do Raio de Sol', uma iniciativa de paz da Coreia do Sul. A Pyeonghwa também colaborou com a fabricante chinesa Brilliance Auto para montar vans Jinbei Haise, que são baseadas em modelos antigos do Toyota Hiace.
![Pyeonghwa Junma é um clone do SsangYong Chairman - que, por sua vez, tem como base o Mercedes Benz W124 Pyeonghwa Junma é um clone do SsangYong Chairman - que, por sua vez, tem como base o Mercedes Benz W124](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/56/2024/06/27/pyeonghwa-junma-e-um-clone-do-ssangyong-chairman---que-por-sua-vez-tem-como-base-o-mercedes-benz-w124-1719520859915_v2_750x1.jpg)
A segunda maior fabricante automotiva do país é a Sungri Motor Plant, fundada em 1950. Entre seus veículos está o Jaju, uma cópia do Volkswagen Passat. Outro modelo produzido é o Hwiparam, que se baseia na primeira geração do Fiat Siena, lançado no Brasil em 1996. Enquanto por aqui esse modelo saiu de linha, na Coreia do Norte ele ainda é fabricado e comercializado.
Os veículos norte-coreanos são frequentemente baseados em modelos mais antigos e modificados para atender às necessidades locais. Isso se deve, em parte, à falta de acesso a novas tecnologias e componentes modernos, bem como às restrições econômicas e políticas que o país enfrenta.
A visita de Putin e o presente do Aurus Senat destacam as complexidades de um país onde o luxo e a escassez coexistem, refletindo-se também em seu mercado automotivo peculiar e adaptado às circunstâncias internas e externas.
![Sungri Hwiparam se baseia na primeira geração do Fiat Siena, lançado no Brasil em 1996 Sungri Hwiparam se baseia na primeira geração do Fiat Siena, lançado no Brasil em 1996](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/65/2024/06/27/sungri-hwiparam-se-baseia-na-primeira-geracao-do-fiat-siena-lancado-no-brasil-em-1996-1719521023951_v2_750x1.jpg)
Na Coreia do Norte, a maioria da população não possui acesso a carros particulares devido a restrições econômicas e políticas. O uso de veículos privados é um privilégio reservado principalmente à elite governamental, estrangeiros residentes e algumas empresas estatais. O transporte público é, portanto, a principal forma de locomoção para a maioria dos norte-coreanos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receber
Deixe seu comentário