Paula Gama

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Como chinesa Geely planeja 'invadir' o Brasil após 1ª investida frustrada

A gigante chinesa Geely, controladora de diversas marcas (entre elas a Volvo), tem ganhado destaque ao anunciar a chegada de algumas delas ao Brasil. Zeekr, Polestar e Riddara estão entre as empresas que prometem lançar seus veículos no país nos próximos meses. Segundo informações apuradas pela coluna, o grupo realiza estudos de mercado para avaliar a introdução destes modelos nos próximos anos.

Quem acompanha o mercado automotivo deve se lembrar que a Geely já operou no Brasil, mas saiu de forma discreta. A marca deixou o país em 2016, após apenas dois anos e um mês de atuação, iniciada em março de 2013.

Na época, a Geely tinha grandes ambições de superar JAC, Chery e Lifan e se tornar a marca chinesa mais popular do Brasil. As operações eram geridas pelo importador José Luiz Gandini, que também representa a Kia no Brasil. A saída foi acordada com a matriz chinesa e havia uma promessa de retomar as operações em seguida, mas não foi cumprida - ao menos até agora.

Geely EC7 foi vendido no Brasil de 2014 a 2016
Geely EC7 foi vendido no Brasil de 2014 a 2016 Imagem: Divulgação

Os carros da Geely tiveram um desempenho fraco no Brasil. A marca oferecia dois modelos: o sedã médio EC7 e o subcompacto GC2.

Curiosamente, a Geely tinha um potencial significativo para se destacar no Brasil, operando com montagem em CKD no Uruguai, o que a isentava das cotas de super-IPI do programa Inovar-Auto, que dificultava a vida das importadoras. Isso permitiu manter o preço do GC2 em R$ 29.900. No entanto, a falta de divulgação adequada da marca, uma rede limitada a apenas 25 concessionárias e um mercado instável foram obstáculos que a empresa não conseguiu superar. Outro problema foi a cota limitada de importação, já que a montadora tinha acabado de chegar ao país quando novas regras foram implementadas.

O Geely GC2 custava R$ 29.900
O Geely GC2 custava R$ 29.900 Imagem: Fotos: Divulgação

Nova história

Recentemente, marcas do conglomerado Geely como Polestar, Riddara e Zeekr anunciaram sua vinda ao mercado brasileiro. A Zeekr, por exemplo, já recebeu aprovação da matriz para iniciar suas operações. Em setembro, abrirá a pré-venda dos modelos X e 001, enquanto a Riddara lançará a picape elétrica RD6. Em 2025, está prevista a chegada da sueca Polestar, conhecida como "rival da Tesla".

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O grupo Geely ainda controla Lotus, Smart (joint-venture com a Mercedes-Benz), Jidu Auto (em parceria com a Baidu), Farizon (marca de ônibus e caminhões), Lynk & Co, LEVC (táxis elétricos de Londres), Proton, Livan (em fusão com a Lifan), e as marcas de motos Benelli e Qianjiang.

A Polestar é uma marca sueca de carros elétricos
A Polestar é uma marca sueca de carros elétricos Imagem: Divulgação

Além das marcas mencionadas, a Geely tem parceria com a Renault na criação da Horse, empresa de motores que fornece propulsores híbridos para a Renault e Nissan. O grupo também é o maior acionista da Daimler, que possui ações em empresas como Mercedes-Benz, Tesla, Renault-Nissan, MV Agusta, entre outras.

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