Paula Gama

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Por que não dá para ser simpático no trânsito dentro de um Volkswagen

Alguns meses atrás, eu fazia a avaliação de um carro da Volkswagen quando um colega me perguntou o que eu estava achando do modelo. Rapidamente, respondi: "Por enquanto, só mudaria a buzina. O porteiro do meu prédio já está chateado comigo".

Brincadeiras à parte, esse incômodo é frequente entre os donos de veículos da marca. Por ser muito dura e ter apenas um estágio, é impossível dar aquele 'toque' de agradecimento.

A rigor, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o dispositivo sonoro do veículo só pode ser usado em duas situações: para fazer as advertências necessárias a fim de evitar sinistros ou fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

Mas a realidade é que aquela buzinada simpática, como forma de agradecimento, se tornou praticamente uma regra de etiqueta. Se alguém nos dá passagem ou abre um portão, por exemplo, automaticamente oferecemos aquele 'bi-bi' como retribuição.

Nos carros da Volkswagen, no entanto, a intenção de agradecer pode se tornar um verdadeiro mal entendido. "Quando buzino para agradecer, sai aquela buzina forte e o povo me xinga pensando que estou brigando. Parece algo pequeno, mas já me rendeu briga no trânsito", conta Thais Assis, proprietária de um Nivus.

Ela não é a única que já enfrentou problemas. Muitos outros proprietários de Volkswagen compartilham suas frustrações em fóruns e redes sociais. Pedro Henrique Oliveira, dono de um Volkswagen T-Cross, comenta: "é frustrante querer ser educado no trânsito e acabar gerando confusão. Hoje em dia, me acostumei a não tentar mais buzinar. Já pensei várias vezes em mudar a buzina, mas sempre fico preocupado com a questão da garantia."

De fato, a preocupação com a garantia do veículo é válida. Modificações no sistema original - principalmente fora da concessionária - podem resultar na perda de cobertura oferecida pela fabricante. Antes de realizar qualquer mudança, é importante verificar as políticas de garantia do veículo e considerar se vale a pena esperar até o fim do período de garantia.

Procurada pelo UOL Carros, a marca não esclarece o motivo dessa característica em suas buzinas, mas há no mercado algumas opções para resolver a questão. Uma delas é a retirada do chamado 'delay', ou seja, uma adaptação para tornar o botão mais fácil de ser acionado. O preço da transação é de R$ 300 em oficinas de acessórios automotivos.

O engenheiro mecânico André De Maria explica que o procedimento é simples, mas requer conhecimento técnico. "É preciso abrir o compartimento onde fica a bolsa do airbag e mudar a tensão da mola da buzina, usando uma peça mais macia. Assim, quando a pessoa der aquele toque leve, a peça será acionada. No entanto, é bom ressaltar que estamos mexendo no airbag, um equipamento de segurança. É importante que o mecânico tenha preparo para isso", alerta.

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Outra opção comum é a instalação de outro tipo de buzina, com dois estágios - conhecidas como 'paquerinha'.

Alguns especialistas sugerem que a Volkswagen poderia considerar revisões no design de suas buzinas para atender melhor às necessidades dos motoristas. A inclusão de buzinas com múltiplos estágios poderia ser uma solução viável, permitindo um som mais suave para agradecimentos e um som mais forte para advertências.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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