Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Greve no Ibama faz Stellantis mudar estratégia para vender seu novo SUV

A Stellantis demonstra ter aprendido com os problemas do lançamento da Fiat Titano, quando a picape foi duramente impactada pela greve dos servidores do Ibama, resultando em escassez de estoque e vendas frustrantes. Agora, com o lançamento do novo Peugeot 2008, a empresa adotou uma estratégia mais cautelosa, garantindo que o estoque estivesse abastecido antes de apresentar o veículo ao mercado. As filas de espera pelo carro, no entanto, podem chegar a 30 dias.

No lançamento do novo Peugeot 2008, a vice-presidente da Peugeot, Fabiana Figueiredo, foi questionada sobre as dificuldades enfrentadas anteriormente com a Fiat Titano devido à greve dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ela admitiu que a Peugeot foi uma das marcas mais afetadas pela paralisação, mas garantiu que, desta vez, a empresa tomou precauções para evitar os problemas enfrentados anteriormente.

Segundo Fabiana, antes de lançar o novo 2008, a Peugeot se preparou para garantir um estoque adequado do modelo, realizando o evento de lançamento apenas quando as concessionárias já estavam abastecidas.

"Nos programamos para ter o volume ideal para o lançamento do Novo 2008, e o lançamento aconteceu no momento programado, ou seja, não atrasou", afirmou a marca ao UOL Carros, por meio de nota.

Lançada em março deste ano com grandes expectativas, a picape Fiat Titano registrou apenas 233 unidades vendidas nos primeiros três meses e 1.744 até julho. A greve no Ibama foi apontada como a principal responsável pelo atraso na importação dos veículos, impactando diretamente a oferta e gerando frustração tanto para os concessionários quanto para os consumidores.

A Fiat Titano registrou apenas 233 unidades vendidas nos primeiros três meses e 1744 até julho
A Fiat Titano registrou apenas 233 unidades vendidas nos primeiros três meses e 1744 até julho Imagem: Divulgação

Sobre o tema, a Stellantis disse que acompanha de perto a situação e declarou que trabalha diariamente para normalizar as operações de importação e reestabelecer os estoques nas concessionárias. No entanto, os desafios continuam, com a Titano ainda enfrentando dificuldades para atender à demanda, mesmo meses após o lançamento.

De acordo com concessionários da Peugeot entrevistados pelo UOL Carros, apesar de a situação ser melhor para o 2008, os veículos ainda podem levar até 30 dias para chegar ao cliente, dependendo da versão escolhida. Um deles destacou que o fluxo de clientes na loja aumentou significativamente após o anúncio do novo modelo, mas a espera pelo veículo ainda pode ser um fator de frustração para os consumidores.

Como está a greve

As paralisações do Ibama, que começaram em janeiro deste ano, têm causado sérios gargalos na importação de veículos devido à demora na emissão das licenças ambientais obrigatórias. Antes do movimento, o processo de liberação levava cerca de 10 dias; depois, o prazo legal de 60 dias estava sendo usado integralmente, e isso já resultou, em abril, em um acúmulo de mais de 40 mil unidades nos portos brasileiros à espera da documentação necessária.

Continua após a publicidade

Em julho, os trabalhadores iniciaram oficialmente uma greve. Na última semana, no entanto, foi divulgado um acordo entre o governo e os servidores federais, que deve encerrar a greve, mas os desafios persistem.

O acordo, que inclui um reajuste salarial e a ampliação da tabela de remuneração, não foi suficiente para satisfazer completamente os servidores, que ainda manifestam insatisfação com as condições oferecidas. O impacto total da greve em diversos setores, como o automotivo, continua a ser um tema de preocupação.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.