'Musk brasileiro' planeja carro híbrido nacional após tentar 'furar' a BYD
O empresário Flávio Figueiredo Assis ganhou notoriedade ao anunciar um ambicioso plano de produzir um carro elétrico genuinamente brasileiro com sua nova montadora, a Lecar.
Inspirado por Elon Musk, ele inicialmente propôs o Model 459 como um veículo elétrico de alta performance, adaptado às condições das estradas do Brasil. No entanto, decidiu mudar o curso e transformar o carro em um híbrido, acreditando que essa configuração se ajustaria melhor ao mercado nacional.
A transição de foco ocorreu meses depois de uma tentativa frustrada de instalar uma fábrica na Bahia. Em fevereiro, a BYD já havia sinalizado interesse em assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), como parte de sua expansão no Brasil. Assis usou brechas na transação para tentar competir pelo terreno, mas o governo local confirmou que a marca chinesa ficaria com a instalação. Essa derrota forçou a Lecar a redirecionar seus esforços para consolidar sua produção em outro local.
Model 459
O Model 459, agora híbrido, combinará um motor a etanol com tração elétrica, resultando em autonomia de até 1.000 km com 30 litros de combustível. Esse modelo, segundo a Lecar, será concebido para oferecer uma alternativa mais viável em um mercado onde a infraestrutura para veículos elétricos ainda é limitada. Com preço inicial estimado em R$ 279 mil, terá um motor de tração elétrico de 165 cv e outro a combustão.
De acordo com a marca, o protótipo recebeu, em abril deste ano, placa verde para começar a ser testado. A expectativa inicial era de que chegasse ao mercado em meados de dezembro de 2024 - plano que será revisto com a mudança do projeto.
"Ao longo do período de desenvolvimento do carro, dos testes feitos e estudos internacionais já publicados, chegamos à conclusão de que o carro híbrido é mais vantajoso para a sociedade do que o elétrico em diversos quesitos, o que nos fez redirecionar nosso posicionamento e os planos para o mercado. A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol com tração 100% de motor elétrico proporcione 1mil km com 30 litros de etanol. Temos o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo", promete Assis.
Nova fábrica no Espírito Santo
Com a derrota na disputa pela fábrica em Camaçari, a Lecar anunciou que sua nova fábrica será instalada em Sooretama, no Espírito Santo, a 119 km da capital Vitória. A localização foi escolhida devido à proximidade com o aeroporto de Linhares e o complexo portuário do Espírito Santo, facilitando a logística de produção e distribuição.
O investimento total será de R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões destinados às obras de construção e R$ 630 milhões em automação para a linha de montagem. A planta ocupará uma área de 460 mil metros quadrados às margens da BR-101, com isenções e benefícios fiscais por um período de 10 anos.
Quando pronta, a Lecar estima que a fábrica terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano, com cerca de 1.500 funcionários diretos e até 3 mil indiretos. A planta será destinada a produzir, inicialmente, o Lecar 459 Híbrido, e contará com uma pista de testes.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.