'Elon Musk brasileiro' cobra R$ 1.300 por reserva de carro nacional
Enquanto as gigantes automobilísticas lutam por uma fatia do mercado global de veículos elétricos e híbridos, o Brasil agora conta com sua própria tentativa de inovação automotiva: a Lecar. Fundada por Flávio Figueiredo Assis, apelidado de 'Elon Musk brasileiro', a empresa está lançando o Lecar Model 459 Híbrido, seu primeiro carro de produção em massa. Porém, para quem está ansioso em colocar as mãos nesse veículo, será preciso desembolsar um sinal de R$ 1.300, garantindo apenas uma vaga na lista de espera.
Com uma previsão de entrega que só começa em agosto de 2026, Assis afirma que a demanda será tão grande que os 120 mil veículos que a fábrica da Lecar no Espírito Santo produzirá no primeiro ano terão destino certo: atender os compradores da lista de espera. Isso, claro, se a montadora acertou nas ambiciosas projeções, que equivalem a cerca de 10% do total de automóveis vendidos em todo o país entre janeiro e agosto de 2024.
O sonho do carro 100% brasileiro
Anunciado em junho deste ano, o modelo possui um motor de tração 100% elétrico Hepu de 165 cv e um outro à combustão 1.0 Turbo de 3 cilindros flex (etanol e gasolina), da Horse, joint venture Renault e Geely. De acordo com a Lecar, o Model 459 terá tecnologia de assistente de direção semiautônoma nível 2 e autonomia de 1 mil km com 30 litros de etanol.
Rafael Vannucci Léda, primeiro cliente a garantir sua vaga na fila de espera, não hesitou em investir no futuro híbrido da Lecar. "Me sinto feliz em fazer parte dessa história e confiante de que, em breve, teremos um veículo altamente eficiente em nossas ruas", afirma.
Para ele, o ponto mais atraente foi a promessa de um carro com 'raízes brasileiras'. Além disso, foi contemplado com uma visita exclusiva à sede da JBS Couros, onde pôde escolher pessoalmente o material que revestirá os bancos de seu futuro veículo.
Aposta
Se os consumidores estão com expectativas, a indústria observa a Lecar com um misto de ceticismo e curiosidade. O modelo de negócios de Assis, que inclui parcerias com fornecedores locais como a WEG e a Winston e promessas de um carro acessível com preço de lançamento de R$ 147.900, é audacioso, mas não deixa de trazer à mente as dificuldades enfrentadas por empreendedores em mercados tão competitivos.
A tentativa fracassada de estabelecer uma fábrica na Bahia, por exemplo, mostrou que a Lecar quer chamar atenção. Assis tentou garantir o antigo terreno da Ford, já prometido à BYD, mas a gigante chinesa levou a melhor, forçando a Lecar a estabelecer sua produção no Espírito Santo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.