Paula Gama

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Leapmotor: como são os elétricos chineses que a Stellantis trará ao Brasil

O Brasil está prestes a receber uma nova concorrente no mercado de veículos elétricos: a Leapmotor. Com apenas nove anos de história, a marca chinesa, respaldada pela Stellantis, está pronta para desafiar diretamente a BYD, especialmente com um modelo que se posiciona como alternativa ao popular Dolphin Mini. Este movimento promete agitar o segmento de elétricos de entrada.

A Leapmotor foi fundada em 2015, na cidade de Hangzhou, com o objetivo de produzir veículos elétricos acessíveis. Desde o início, a empresa optou por um caminho diferenciado, investindo fortemente em tecnologia própria, abrangendo desde baterias até sistemas de inteligência artificial voltados para direção autônoma.

A união com a Stellantis em 2023 - quando o grupo investiu 1,5 bilhão de euros para adquirir cerca de 21% da entrante - foi um passo decisivo, proporcionando à Leapmotor os recursos necessários para expandir suas operações internacionalmente.

Recentemente, foi confirmada a nomeação de Fernando Varela como responsável pela Leapmotor no Brasil. Com uma grande experiência dentro do grupo Stellantis, Varela terá a missão de liderar as operações locais e posicionar a marca como uma alternativa viável aos concorrentes já estabelecidos.

Modelos a serem lançados

Os primeiros modelos que chegarão ao Brasil são o T03 e o C10, com previsão de lançamento a partir do último trimestre deste ano.

Leap T03

O hatch elétrico custa R$ 116 mil na Europa
O hatch elétrico custa R$ 116 mil na Europa Imagem: Divulgação

O hatch compacto é projetado para ser acessível e prático. Com uma autonomia de até 265 km (ciclo WLTP) e um preço inicial em torno de 18.900 euros (cerca de R$ 116 mil) na Europa, o T03 oferece um espaço interno comparável ao dos veículos do segmento B, tornando-se ideal para uso urbano.

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O preço no Brasil, no entanto, ainda depende de análises de mercado e da aplicação de impostos. O modelo é equipado com um motor elétrico de 109 cv e uma bateria de íon-lítio com capacidade de 41,3 kWh.

O T03 possui um design discreto, mas oferece um interior bem completo, com volante multifuncional revestido em couro, painel de instrumentos digital com tela TFT de 8 polegadas e uma central multimídia de 10,1 polegadas com conectividade Bluetooth.

Além disso, o modelo vem equipado com assistência de partida em rampas, câmera de ré, sensores de estacionamento frontais e traseiros, freio de estacionamento eletrônico, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controle de cruzeiro e teto solar panorâmico. Ele competirá diretamente com o BYD Dolphin Mini e o Renault Kwid E-tech.

Leap C10

O Leapmotor C10 tem tamanho parecido com o de um Jeep Commander
O Leapmotor C10 tem tamanho parecido com o de um Jeep Commander Imagem: Leapmotor/Divulgação

Trata-se de um SUV médio que se destaca por sua autonomia de 420 km (WLTP) e recursos avançados de segurança. Com um preço inicial estimado em 36.400 euros (cerca de R$ 224 mil) na Europa, possui dimensões robustas, com 4,74 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,83 metros, semelhante ao Jeep Commander.

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Na China, está disponível em duas versões de motorização: uma totalmente elétrica e outra híbrida plug-in. Na versão elétrica, o modelo é equipado com um motor de 231 cv e 32,6 kgfm de torque que move as rodas traseiras.

Já na versão híbrida plug-in, o motor a combustão de 1,5 litro (com 95 cv) funciona como gerador para recarregar a bateria LFP de 28,4 kWh que alimenta o motor elétrico traseiro. O Leapmotor C10 conta com um painel digital de instrumentos de 10,25 polegadas e uma tela central sensível ao toque de 14,6 polegadas.

Stellantis x China

A Stellantis foi uma das marcas a pressionar o governo brasileiro para reverter a redução dos impostos de importação sobre veículos elétricos, buscando reestabelecer uma alíquota de 35% para esses automóveis. Essa pressão reflete a preocupação das montadoras estabelecidas no Brasil com a crescente concorrência das fabricantes chinesas.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, que também ocupa a posição de vice-presidente Jurídico, Tributário e de Relações Institucionais da Stellantis para a América do Sul, alertou que a continuidade da política atual, que prevê um aumento gradual dos impostos até 2026, pode impactar negativamente a produção local e levar ao fechamento de fábricas.

O argumento era de que a antecipação do imposto tornaria a competição mais justa, garantindo que todas as empresas enfrentem as mesmas condições. No entanto, essa proposta é contestada por associações de importadores, que afirmam que medidas protecionistas não beneficiam o setor e podem resultar em um retrocesso para o mercado automotivo brasileiro.

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Agora, no entanto, a Stellantis tem uma nova arma contra a concorrência: sua própria marca chinesa. A estratégia da Leapmotor na Europa envolve o lançamento dos modelos T03 e C10 em mercados selecionados. A empresa planeja estabelecer uma rede robusta de concessionárias na Europa antes da expansão para outros mercados internacionais.

No Brasil, a Leapmotor deve adotar uma abordagem semelhante ao iniciar suas operações. A marca já está estudando abrir pontos de vendas nos grandes centros. Os planos são ambiciosos: lançar novos modelos anualmente até 2027.

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