Paula Gama

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ReportagemCarros

Como troca de para-brisa pode transformar carros modernos em uma armadilha

Conhecidos como ADAS, sistemas avançados de assistência ao motorista, como a frenagem de emergência e o alerta de saída de faixa, estão cada vez mais presentes no dia a dia dos motoristas, tornando os carros muito mais seguros do que antigamente a um custo cada vez mais acessível.

Esses sistemas, de acordo com o estudo Partnership for Analytics Research in Traffic Safety, que analisou dados de 2,4 milhões de acidentes, podem reduzir em 50% as colisões frontais. Mas, para que essa tecnologia cumpra seu papel, é fundamental que os sensores e as câmeras desses equipamentos estejam funcionando de maneira precisa — e é aí que entra a questão da calibração após acidentes ou reparos.

Os sistemas ADAS dependem de câmeras, radares e sensores que monitoram o entorno do veículo em tempo real. Esses dispositivos são responsáveis por alertar o motorista e, em alguns casos, até tomar decisões autônomas, como frear o carro automaticamente diante de um obstáculo.

Entretanto, após um acidente, mesmo que pequeno, ou substituição de peças como para-brisa e para-choques, esses sensores podem se desalinhar. Quando isso ocorre, o sistema perde a precisão e pode até falhar em momentos críticos.

Sem a devida calibração, o carro pode deixar de frear automaticamente ou não avisar o motorista sobre a saída involuntária da faixa de rodagem. O problema pode parecer bobagem para quem ainda não usa esse tipo de tecnologia, mas, para quem já se acostumou com a ajuda extra, e confia que o carro está fazendo o monitoramento, as consequências podem ser catastróficas.

No Brasil, a obrigatoriedade desses sistemas será implementada gradualmente: a partir de 2026, em novos projetos, e, até 2029, todos os veículos novos, incluindo comerciais leves e de carga, deverão vir equipados com essas tecnologias.

A importância da calibração

Frenagem automática é um recurso que pode ser afetado com o desalinhamento de câmeras e sensores
Frenagem automática é um recurso que pode ser afetado com o desalinhamento de câmeras e sensores Imagem: Divulgação

A calibração dos sensores ADAS é essencial sempre que peças relacionadas a esses sistemas forem substituídas.

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Isso inclui o para-brisa, onde muitas vezes ficam acopladas as câmeras responsáveis por monitorar a pista e identificar pedestres ou outros veículos. Se o alinhamento desses sensores não for corrigido, o sistema pode passar informações erradas ao motorista, comprometendo a segurança. Além de não funcionar, outro risco é ter a sensibilidade comprometida, freando em situações em que não era necessário, por exemplo, podendo até causar um acidente.

Na prática, isso significa que um carro que deveria "pensar" por você em situações de risco pode acabar se comportando de maneira "burra", colocando sua segurança em jogo.

De acordo com Flavio Cezario, vice-presidente do Grupo Autoglass, líder na distribuição de peças de primeira colisão na América Latina, "o ADAS é uma tecnologia fundamental para a segurança no trânsito". Ele destaca que a calibração correta após substituições é um passo crítico para garantir que o carro continue a funcionar conforme projetado pelas montadoras.

Como garantir que seu carro está calibrado?

Se o seu carro passou por algum reparo, especialmente envolvendo peças como o para-brisa, para-choques ou retrovisores, verifique se a oficina realizou a calibração dos sensores ADAS.

Certifique-se de que a oficina tem equipamentos adequados e técnicos capacitados para esse tipo de serviço. Isso garante que seu veículo continuará a contar com as assistências que prometem evitar acidentes.

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Reportagem

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