Paula Gama

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Radar campeão de multas em São Paulo registra 17 mil autuações em 5 meses

A alameda Gabriel Monteiro da Silva, próxima à marginal Pinheiros, tem o radar com mais autuações de trânsito registradas na cidade de São Paulo em 2024.

De acordo com dados do Observatório da Mobilidade Segura, apenas de janeiro a maio deste ano, o aparelho de fiscalização, localizado na altura do número 2.453, registrou impressionantes 16.968 autuações - uma média de 113 multas por dia.

A alta incidência de infrações na alameda Gabriel Monteiro da Silva pode estar relacionada à redução do limite de velocidade para 40 km/h, em função da proximidade com uma praça e uma escola infantil - na maioria das vias da cidade, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, enquanto nas marginais Pinheiros e Tietê o limite chega a 90 km/h, dependendo do trecho.

Características da região

O radar da alameda Gabriel Monteiro da Silva, além do limite de 40 km/h, está posicionado em uma área de intenso tráfego.

A proximidade com a marginal Pinheiros - uma das principais artérias de São Paulo - contribui para o fluxo contínuo de veículos e, consequentemente, para o aumento das infrações.

A infração mais comum desse radar específico é "transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local", representando 12.579 multas no período mencionado acima.

Outros pontos de fiscalização intensa em SP

Além da alameda Gabriel Monteiro da Silva, outros radares da cidade também registram um volume expressivo de multas:

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1. Marginal Pinheiros, Pista Expressa (Interlagos/Santo Amaro) - 15.803 infrações

2. Av. Embaixador Macedo Soares (Cb/As), nº 10001 - 15.598 infrações

3. Av. Eusébio Matoso (Centro/Bairro), 70 metros antes da Rua Rebouças - 15.420 infrações

4. Av. Raimundo Pereira de Magalhães (Cb/Bc) x Av. Deputado Cantídio Sampaio - 13.964 infrações

Menos multas em 2024

Curiosamente, embora a alameda Gabriel Monteiro da Silva mantenha números altos, o total de multas em São Paulo tem caído desde o segundo semestre de 2023.

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Conforme o Observatório da Mobilidade Segura, as autuações recuaram de 9,6 milhões em 2022 para 8 milhões em 2023. Em 2024, até o momento, foram aplicados 2,3 milhões de multas, mas isso não significa necessariamente uma mudança no comportamento dos motoristas.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) explica que a principal razão para essa redução é a modernização dos radares na cidade.

Durante o processo, muitos radares têm sido temporariamente desativados, o que impacta o número de infrações registradas.

Desde 2023, cerca de 87% dos 877 aparelhos passaram por atualizações, com previsão de que todos sejam substituídos até o final deste ano.

Espera-se que, com a normalização e operação completa dos novos aparelhos, o volume de multas volte a subir, conforme mais radares entrem em funcionamento.

Essa nova leva de radares faz parte de uma licitação bilionária, envolvendo oito empresas responsáveis pela instalação de 661 novos aparelhos, divulgada pelo UOL.

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No entanto, a repercussão negativa em torno do contrato fez com que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), durante a campanha para reeleição, prometesse publicamente que não iria aumentar o número de radares na cidade, alimentando o discurso de que "não permitirá a indústria da multa".

Em abril, Nunes assinou um decreto que condiciona a instalação de novos radares à comprovação técnica de sua necessidade.

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