Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

VW Gol GTI: por que carro dos anos 90 virou febre e é vendido por fortunas

O Volkswagen Gol GTI, um dos primeiros carros brasileiro com injeção eletrônica, foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 1988 e imediatamente conquistou uma legião de fãs na década de 90. Equipado com um motor 2.0 e visual esportivo, tornou-se símbolo de status e performance, e hoje, mais de três décadas depois, ultrapassou a barreira dos R$ 300 mil em valor de mercado.

Modelos originais e bem conservados são tão disputados que há até quem espere mais de um ano por uma restauração completa. Mas, afinal, qual o mistério do ícone de gerações?

Em uma época em que a indústria automotiva brasileira ainda explorava tecnologias básicas, o Gol GTI trouxe uma inovação: foi o primeiro modelo nacional com injeção eletrônica a ganhar fama, algo até então reservado a importados e aos sonhos dos entusiastas. Equipado com um motor 2.0 e 120 cv, o carro acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, um feito impressionante para os padrões do Brasil nos anos 80.

VW Gol GTI reformado pelo By Deni Studio
VW Gol GTI reformado pelo By Deni Studio Imagem: Arquivo pessoal

Silvio Luiz, da Old Is Cool, explica que o pioneirismo tecnológico do GTI ajudou a construir sua fama. "Nos anos 80, não tínhamos muitos carros de alta performance no Brasil, e o GTI foi um dos primeiros a oferecer essa experiência esportiva," comenta. Além da tecnologia, o visual do carro, com faixas laterais, spoiler e rodas exclusivas, transformou o GTI em um ícone de estilo que transcendeu o tempo.

Hoje, o Gol GTI atrai uma geração de compradores entre 45 e 55 anos, pessoas que cresceram admirando o carro nas ruas, mas nem sempre puderam adquiri-lo na época devido ao seu alto custo. Para muitos, a compra do GTI representa a realização de um sonho.

Segundo Denilson "Deni" Freitas, proprietário da oficina By Deni, referência nacional em restauração do modelo, essa demanda é impulsionada pela nostalgia. "A maioria das pessoas que chega para restaurar um Gol GTI quer viver o que não pôde viver antes," explica Deni.

Ele observa que o GTI tem um público apaixonado, disposto a esperar até dois anos para restaurar o veículo, já que, em sua oficina, existe uma fila de 12 meses para o início do trabalho, que pode demorar o mesmo tempo. "É um brinquedo de luxo, um investimento emocional, mas também financeiro," acrescenta.

Carro para sonhar - e investir

O Gol GTI transcende seu valor emocional, sendo considerado uma aposta segura de investimento. Alex Fabiano, da GG World Classic Cars, afirma que o carro é visto como uma relíquia com grande potencial de valorização.

Continua após a publicidade

"Hoje, um GTI com baixa quilometragem pode ultrapassar os R$ 400 mil, e o preço só tende a aumentar," afirma. Fabiano destaca que carros clássicos podem valorizar até 30% ao ano, tornando-se alternativas de investimento comparáveis a obras de arte.

Esse fenômeno é reforçado pela "exclusividade" do Gol GTI, que raramente aparece no mercado formal. Silvio Luiz explica que muitos desses carros são comercializados apenas entre colecionadores em um mercado "off-market", fora das plataformas tradicionais.

"Os modelos mais originais e com pouca quilometragem circulam entre conhecidos, muitas vezes sem sequer serem anunciados publicamente," relata. Isso cria uma valorização natural e crescente, já que a oferta é escassa e a demanda só aumenta.

O custo de reviver um clássico

Restaurações de alta qualidade podem fazer com que o valor de um Gol GTI atinja a casa dos R$ 300 mil. No entanto, o preço não é o único desafio: encontrar um carro em bom estado é cada vez mais raro. Deni comenta que a maioria dos GTIs que recebe para restauração chega com grandes desgastes. "Muitos desses carros foram usados intensamente, então encontramos desde corrosão até danos na carroceria e partes mecânicas," explica.

Segundo Deni, um carro em estado mediano para restauração pode custar cerca de R$ 80 mil, mas o valor da restauração completa supera facilmente R$ 100 mil e, dependendo dos detalhes, pode custar bem mais. "Para uma restauração completa e criteriosa, levamos até 12 meses de trabalho, com desmontagem total e recuperação de cada peça," explica Deni.

Continua após a publicidade

eses.A restauração minuciosa é um investimento exigente, que atende a um público disposto a pagar o preço para ter um GTI "como novo". E a valorização crescente do modelo faz com que muitos vejam esses altos custos como justificáveis.

Alternativas desejadas: Gol GTS e GT ganham espaço

VW Gol GTS de William Bonner
VW Gol GTS de William Bonner Imagem: Reprodução/Instagram

Embora o GTI esteja no topo da lista de esportivos clássicos, outros modelos da Volkswagen também têm se valorizado, especialmente entre os colecionadores. Deni explica que os Gol GTS e GT são alternativas populares para quem deseja formar uma pequena coleção de esportivos da marca.

"O GTS e o GT são a segunda e a terceira opção para quem quer montar uma coleção completa, mas o GTI é o mais cobiçado," afirma.

De acordo com Silvio Luiz, esses modelos podem alcançar preços entre R$ 60 mil e R$ 100 mil, dependendo do estado de conservação e originalidade. Porém, assim como ocorre com o GTI, unidades em estado original são raras e valorizadas, e algumas ultrapassam facilmente esses valores.

Continua após a publicidade

A valorização do Gol GTI reflete uma tendência maior no mercado de clássicos brasileiros. Carros como o Fusca Split Window e o Maverick GT também atingiram cifras expressivas, e os especialistas acreditam que a demanda por modelos nacionais icônicos só deve crescer.

Alex Fabiano destaca que esse movimento se alinha ao mercado internacional, onde veículos originais e bem conservados são vistos como investimentos financeiros. "Cada vez mais, o mercado de clássicos está sendo levado a sério. Esses carros hoje são considerados patrimônios culturais e financeiros, com retornos atraentes para quem tem o olho para encontrar boas unidades," observa.

Silvio Luiz complementa: "O Gol GTI é um caso emblemático do valor do pioneirismo e da nostalgia. Ele chegou ao topo da lista dos esportivos brasileiros e continua atraindo colecionadores, tanto por sua performance quanto pelo status que carrega."

Siga o UOL Carros no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.