Hyundai desafia Tesla com chegada de novos modelos elétricos; veja detalhes
A Hyundai fez participação marcante no Salão do Automóvel de Los Angeles em 2024, com um dos maiores stands da mostra automotiva. E o principal destaque é a sua determinação em competir diretamente com a Tesla no mercado norte-americano de veículos elétricos. Com uma série de lançamentos inovadores, a montadora coreana busca fortalecer sua posição no segmento de EVs de luxo e alto desempenho.
O grande lançamento da Hyundai no evento é o Ioniq 9, um SUV elétrico de três fileiras que amplia as opções da linha Ioniq e se posiciona como uma alternativa ao Hyundai Palisade, SUV a combustão de oito lugares já vendido no Brasil.
O Ioniq 9 combina tecnologia avançada e um interior luxuoso, sendo ideal para famílias que buscam espaço e conforto sem abrir mão da sustentabilidade. Entre seus destaques:
- Autonomia de 480 km, capaz de atender viagens longas sem dificuldade.
- Carregamento ultrarrápido, com 80% da bateria carregada em apenas 24 minutos.
- Carregamento bidirecional, permitindo que o carro forneça energia para outros dispositivos ou até mesmo para uma residência em situações emergenciais.
- Primeiro veículo Hyundai equipado com o carregador NACS da Tesla, permitindo acesso a 17.000 estações Supercharger.
- Interior premium, com assentos reclináveis na segunda e terceira fileiras.
- A produção do Ioniq 9 começa no primeiro trimestre de 2025 na nova fábrica da Hyundai em Geórgia, nos Estados Unidos.
Initium: o futuro do hidrogênio
Outro ponto alto foi a apresentação do conceito Initium, um veículo elétrico movido a célula de combustível de hidrogênio, que reforça a aposta da Hyundai em tecnologias alternativas de propulsão.
Com previsão de lançamento de uma versão comercial no primeiro semestre de 2025, o Initium tem uma autonomia de 650 km, tornando-se uma opção interessante para consumidores que valorizam longas autonomias sem a dependência exclusiva de baterias.
Além disso, o Initium apresenta um design futurista e soluções tecnológicas que mostram o compromisso da Hyundai com um futuro mais diversificado na mobilidade elétrica.
Ioniq 5 chegou primeiro no Brasil
O Ioniq 5 também recebeu destaque no Salão de Los Angeles. A atualização apresentada -disponível no Brasil desde setembro - trouxe novidades que aumentam ainda mais sua competitividade no mercado, especialmente contra o Tesla Model Y, um de seus principais rivais. Entre os destaques:
- O elétrico está maior e ganhou bateria de 84,0 kWh, com autonomia de 374 km, segundo Inmetro.
- Com desempenho de 61,6 kgfm de torque máximo e 325 cv de potência combinada máxima, conta com tração integral AWD (HTRAC).
- É o único veículo da categoria comercializado no Brasil compatível com recarregadores ultrarrápidos de até 800V ou 350 kW (DC), o que possibilita recarga de 10% a 80% em apenas 18 minutos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.